• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

01/05/2020 12:20

Governo da Bahia e SPM-BA distribuem sabonetes doados pela Avon para prevenção ao coronavírus

A Avon doou para o Governo do Estado da Bahia mais de 200 mil sabonetes que serão entregues para a população do estado. A distribuição das doações será feita por meio da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), que as entregará para coletivos, organizações e associações de mulheres, mulheres em privação de liberdade, parturientes quando receberem alta de maternidades públicas, além de pacientes do Hospital da Mulher estão entre os beneficiados. A SPM-BA tem orientado as entidades para que a entrega dos sabonetes aconteça de forma organizada com o intuito de evitar aglomerações de pessoas.

Para a secretária da SPM-BA, Julieta Palmeira, a iniciativa visa atender especialmente mulheres em vulnerabilidade social. “Nesse grave momento de combate ao coronarívus, é fundamental o envolvimento de governos, sociedade e participação do setor empresarial para minimizar os efeitos dessa pandemia”, disse ao lembrar que a distribuição do produto tem um aspecto também simbólico, “pois reforçar a necessidade de lavar as mãos como forma de prevenção”.

O Hospital da Mulher foi a primeira instituição a receber os produtos. Foram doados quase dez mil sabonetes para distribuição entre pacientes vulneráveis atendidas na unidade. Outras doações serão entregues para maternidades da rede pública e coletivos em prol de mulheres em situação vulnerável.

O impacto da pandemia do coronavírus é ainda mais severo entre as mulheres, que representam 67% da força global de saúde. Segundo o IBGE, a jornada semanal das mulheres ainda dura aproximadamente 3 horas a mais do que a dos homens considerando o tempo dedicado ao emprego e ao cuidado da casa e de seus moradores.

Nas redes sociais, a SPM-BA tem estimulado a divisão de tarefas entre homens e mulheres, apoiando a partilha do cuidado. A ação pretende chamar a atenção para a sobrecarga de trabalho das mulheres e também contribuir para a desmistificação dos papeis de gênero, despertando a atenção nos homens para a responsabilidade na assistência e cuidado familiar.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.