• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

03/04/2020 17:30

SPM-BA já distribuiu quase 100 mil dos 200 mil sabonetes doados pela Avon

A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres já distribuiu quase 100 mil dos 200 mil sabonetes doados ao Governo da Bahia pela Avon para prevenção ao coronavírus. A distribuição começou na quarta-feira (1) e vai continuar na próxima semana, quando deve chegar a segunda parte do carregamento.

Até o momento mais de 30 entidades, entre coletivos, organizações e associações de mulheres em vulnerabilidade social já receberam a doação, além de hospitais e maternidades públicas, que estão doando os produtos para pacientes ao receberem alta, e a Secretaria de Administração e Ressocialização Penitenciária (SEAP), que vai distribuir entre mulheres em privação de liberdade.

A iniciativa da Avon foi comemorada pela secretária da SPM-BA, Julieta Palmeira, que destaca a importância da união de governos e iniciativa privada no combate à pandemia. “É fundamental o envolvimento de todos, a participação do setor empresarial. Essa doação tem um aspecto simbólico importante já que o ato de lavar as mãos faz a diferença na prevenção ao coronavírus”, disse.

“Essa ação é de fundamental importância especialmente para as pessoas dos bairros periféricos. A gente não pode falar nem em álcool em gel, que é uma realidade distante. Então, essa ação é fundamental para esse público, em um momento crítico como esse que estamos vivendo”, disse Marleide Nogueira, moradora do bairro de Valéria e representante da Associação Beneficente, Cultural e Religiosa Ilê Inginoquê Omorossi.

Impacto

As mulheres são as que mais sofrem o impacto da pandemia do coronavírus. Elas representam 67% da força global de saúde. Segundo o IBGE, a jornada semanal das mulheres tem 3,1 horas a mais do que a dos homens, considerando o tempo dedicado ao emprego formal e ao cuidado da casa e de seus moradores.

Nas redes sociais, a SPM-BA tem estimulado a divisão de tarefas entre homens e mulheres, apoiando a partilha do cuidado. A ação pretende chamar a atenção para a sobrecarga de trabalho das mulheres e também contribuir para a desmistificação dos papeis de gênero, despertando a atenção nos homens para a responsabilidade na assistência e cuidado familiar.

 

 

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.