13/05/2020 15:00

Ronda Maria da Penha chega a Jequié e Bom Jesus da Lapa

Na terça-feira (12/05), foi realizada a entrega de uma viatura a ser utilizada pela Ronda Maria da Penha em Jequié, que funcionará provisoriamente no 19º Batalhão de Polícia Militar. A unidade da Ronda conta com nove policiais militares, que atuarão no acompanhamento e assistência de mulheres em situação de vulnerabilidade e que têm medida protetiva deferida pela Justiça.

De acordo com a Ten PM Patrícia, comandante do policiamento especializado, o trabalho será feito em parceria com outros órgãos como a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Núcleo de Atendimento à Mulher (NAM), o CRAS e CREAS. "A Ronda veio para somar esforços junto a uma rede que já atua no enfrentamento da violência contra a mulher na cidade", destacou.

Comandante do 19º Batalhão, o Ten Cel Gondim enfatizou a relevância da Ronda Maria da Penha para o município. "Esse momento é um marco muito importante para a comunidade jequieense e para o 19° Batalhão. Hoje nós contamos com policiais altamente instruídos que já vêm fazendo um trabalho voltado para esse público mais vulnerável, e agora com uma viatura que vai facilitar o serviço de prevenção", frisou.

Bom Jesus da Lapa

Na última quinta-feira (07/05), o comandante Geral da Polícia Militar, Cel PM Anselmo Alves Brandão, fez a entrega de nova viatura para atuação na Ronda Maria da Penha em Bom Jesus da Lapa. A unidade já desenvolvia desde o ano passado a Operação de Combate a Violência contra a Mulher, mas agora torna-se oficialmente em Ronda Maria da Penha. São 08 policias militares capacitados, atuando e realizando ações para combater a violência doméstica e familiar.

“Hoje estamos entregando uma importante ferramenta para a sociedade Lapense. Com a instalação da Ronda Maria da Penha e aquisição dessa nova viatura, a 38ª CIPM dá mais um passo no enfrentamento à violência doméstica, que em pleno século XXI é responsável por quase 50% das ocorrências policias aqui no município. Nossa missão é reduzir estes índices, evitar reincidências e, sobretudo, conscientizar e interromper esse ciclo de violência”, destacou o Ten Cel PM Luiz Augusto Normanha de Carvalho, comandante da 38ª CIPM.

A sede da Ronda Maria da Penha fica instalada no Distrito Integrado de Segurança Pública, no bairro Parque Verde, onde funciona também a sede da 38ª CIPM, 24ª Coorpin e a Coordenação Regional da Polícia Técnica.

Implantação

Criada em março de 2015, a Ronda Maria da Penha atua na assistência às mulheres baianas com medidas protetivas decretadas pela Justiça e se consolidou como um serviço de qualidade e proteção às mulheres em situação de violência doméstica.

A Bahia conta com 18 unidades da Ronda, localizadas nos municípios de Salvador, Juazeiro, Paulo Afonso, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jacobina, Itabuna, Senhor do Bonfim, Lauro de Freitas, Campo Formoso, Sobradinho, Itaparica, Guanambi, Barreiras, Rio Real, Ipiaú, Bom Jesus da Lapa e Jequié.