02/06/2020 17:10

Ronda Maria da Penha chega em Irecê

O município de Irecê, cidade da região setorial da Chapada Diamantina, passou a contar com mais um órgão que compõe a rede de atenção à mulher em situação de violência, a operação Ronda Maria da Penha. A ação é fruto da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, por meio da Policia Militar (PM).

O lançamento foi nesta segunda (01), na sede do 7º Batalhão de Policia Militar do município. E contou com as presenças da Coordenadora da ação em Irecê, a capitã Sheila Dias, e do prefeito Elmo Vaz.

A capitã Sheila Dias salientou que a Ronda veio para somar esforços junto a uma rede que já atua na cidade no enfrentamento à violência contra a mulher. “A Ronda é composta por uma dupla de policias, homem e mulher, que segue um protocolo de ação para acompanhamento, garantindo que o agressor não volte a ter contato com a vítima”, explica.

O prefeito Elmo Vaz destacou a importância da ação. “A violência doméstica, especialmente neste período de pandemia, vem alcançando índices alarmantes em todo o Brasil. Assim, a Ronda Maria da Penha é uma grande conquista para a nossa cidade, e agradeço a todos que se empenharam para que isto acontecesse”, disse.

Também estiveram presentes no lançamento a coordenadora do Centro de Referência da Mulher do Território de Irecê, Robéria Santana; a defensora Pública, Drª Ana Luiza Silveira, além de autoridades civis e militares.

Implantação

Criada em março de 2015, a Ronda Maria da Penha atua na assistência às mulheres baianas com medidas protetivas decretadas pela Justiça e se consolidou como um serviço de qualidade e proteção às mulheres em situação de violência doméstica.

Agora a Bahia conta com 19 unidades da Ronda, localizadas nos municípios de Salvador, Juazeiro, Paulo Afonso, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jacobina, Itabuna, Senhor do Bonfim, Lauro de Freitas, Campo Formoso, Sobradinho, Itaparica, Guanambi, Barreiras, Rio Real, Ipiaú, Bom Jesus da Lapa, Jequié e Irecê.