• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

10/07/2020 13:40

Hospital da Mulher muda protocolos de atendimento para auxiliar vítimas de violência sexual durante a pandemia

Vítimas de violência podem contatar o Serviço de Atendimento às Mulheres que foram Expostas à Violência Sexual (AME), oferecido pelo Hospital da Mulher, na Cidade Baixa, em Salvador. Devido à pandemia, o acompanhamento das vítimas pode ser feito de forma remota após o primeiro atendimento, que deve ser presencial.

O AME recebe mulheres e adolescentes de toda a Bahia. De acordo com levantamento da unidade, até junho deste ano, 589 mulheres foram recebidas, sendo 80% da capital e 20% do interior do estado. É possível contatar o serviço através do telefone (71) 4141-6520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Para a coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital da Mulher, Mariana Britto, mulheres podem estar receosas de visitar a unidade, por isso o número de atendimentos caiu após a pandemia.

“É importante que a mulher venha procurar ajuda. Às vezes, elas ficam com receio de vir ao hospital, devido ao coronavírus, mas a gente tem tomado todas os cuidados”, destaca.

Ela explica as medidas adotadas para dar continuidade aos atendimentos de maneira remota:

“Nossas pacientes, que já estão sendo acompanhadas, continuam sendo cuidadas. Nós estamos trabalhando através de teleatendimento, videochamadas e, quando necessário, nos casos mais urgentes, a paciente vem para ser atendida aqui, com todo o cuidado”, ressalta.


É necessário que vítimas de violência sexual procurem atendimento o mais rápido possível, para que possa ser seguido o protocolo de medicações contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), que só se aplica em até 72h após o abuso. Além disso, é importante passar por atendimento psicológico.

Fonte: G1 Bahia

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.