• Orientações Covid 19
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Banner Racismo

Notícias

20/11/2020 16:40

Jovens musicistas da Neojibá recebem kits do Fundo de População da ONU


Ação faz parte da campanha Ela Decide Seu Presente e Seu Futuro

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) fez uma entrega simbólica, nesta sexta-feira (20), às 10h30, de dez kits para mulheres da Orquestra Juvenil Neojibá, como parte da campanha Ela Decide Seu Presente e Seu Futuro. No total serão distribuídos 100 kits, que constam de uma sacola com o slogan “o corpo é meu e os direitos também são”, livro (Quem tem medo do feminismo negro, de Djamila Ribeiro), caderno, porta celular, além de uma máscara personalizada, em tecido, sabonetes e álcool em gel, itens de prevenção à covid-19. A ação é apoiada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA).

 

A campanha do UNFPA é realizada desde 2018, sempre em outubro quando se comemora o Dia Internacional das Meninas. Desta vez, a iniciativa faz alusão também aos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, uma mobilização mundial contra a violência de gênero, que no Brasil começa nesta sexta-feira, Dia da Consciência Negra. Nos demais países são 16 dias com início marcado para 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. Além da Orquestra Juvenil, outros núcleos do Neojibá serão contemplados a exemplo do grupo Amoras que reúne meninas musicistas do Nordeste de Amaralina.

 

“Uma das linhas de atuação do UNFPA é trabalhar para garantir os direitos da juventude. Entregar estes kits em um dia como este, Dia da Consciência Negra, para estas jovens, da cidade de Salvador, um dos territórios mais negros no nosso país, é muito simbólico e importante”, disse Midiã Noele, assistente de programas do UNFPA, no escritório de Salvador, lembrando que a campanha Ela Decide é uma ação “pelo empoderamento das mulheres e adolescentes para tomar decisões autônomas sobre suas sexualidades e vida reprodutiva”.

 

O apoio da SPM-BA à ação resulta de uma parceria já consolidada com o UNFPA, conforme destacou a titular da pasta, Julieta Palmeira. A secretária ressaltou que o kit tem o propósito de estimular o autocuidado entre as meninas e mulheres e a autonomia sobre o próprio corpo. “A cultura machista coloca o corpo da mulher como propriedade do homem. Nós precisamos desconstruir isso! O machismo mata, oprime. As mulheres devem ter autonomia sobre seus corpos”, disse.

 



Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.