• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

10/03/2021 17:00

SPM entrega carro para o CRAM Lélia González

A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) entregou um veículo modelo Ecosport 0 km ao Centro de Referência em Atendimento à Mulher - CRAM Lélia Gonzalez, localizado no município de Lauro de Freitas. O veículo é fruto de emenda parlamentar da deputada estadual Mirela Macedo.  A cerimônia foi realizada na última segunda-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, com as presenças da deputada Mirela Macedo e da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho.

Na ocasião, a titular da SPM-BA, Julieta Palmeira, enfatizou a importância do braço feminino no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus. “As mulheres representam 70% do trabalho. Minha homenagem às médicas, enfermeiras, técnicas, recepcionistas, auxiliares de limpeza. A todas que doam suas vidas diariamente pelas outras pessoas”.

Segundo a coordenadora do CRAM Lélia González, Sulle Nascimento, o veículo será destinado para agilizar o atendimento das assistidas. “Hoje temos um fluxo muito grande de roteiros e muitas mulheres precisam do carro para poder vir para os atendimentos. O carro reforçará e ampliará o trabalho junto às mulheres em situação de vulnerabilidade de gênero”, frisou.

15 anos de luta pelos direitos da mulher

A unidade completa 15 anos de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. O equipamento atende maiores de 18 anos, residentes de Lauro de Freitas e que se encontram em situação de violência doméstica, familiar e de gênero, com serviços e assistência psicológica, social, pedagógica e de orientações jurídicas.

Durante a pandemia do coronavírus, o equipamento criou estratégias para continuar o atendimento inserindo os acompanhamentos também da maneira virtual. “Nós estamos alternando o volume de atendimentos de maneira presencial e on-line para não haver aglomerações e reduzir os riscos de contágios pela covid-19”, conta Sulle.

Segundo relatório, no ano passado foram registrados 2.715 atendimentos, sendo 1.129 presenciais e 1.586 à distância. O Centro funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, e recebe diariamente dezenas de mulheres para novos acolhimentos. As vítimas podem entrar em contato com o equipamento através do telefone 3289-1032, que também é o whatsapp.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.