• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

21/07/2021 14:40

Julho das Mulheres Negras: Mês emblemático de luta pela igualdade racial e de gênero

O Julho das Mulheres Negras é considerado o mês de afirmação, luta e resistência, tendo como marco principal o 25 de julho, o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. A data foi criada em 1992 a partir de um encontro na República Dominicana, agregando mulheres de diversas partes do mundo e colocando na ordem do dia os debates sobre a igualdade racial, de gênero e enfrentamento à violência.

No Brasil, através de lei federal de 2014, foi criado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, em alusão à líder quilombola que viveu durante o século 18, considerada como a rainha do seu quilombo, no estado do Mato Grosso.

Live destaca mulheres negras na defesa da vida


Acontece na próxima sexta-feira (23), às 15h, a live “Mulheres negras em defesa da vida: Resistência histórica e enfrentamento à pandemia”, atividade alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional Tereza de Benguela. O evento, que será transmitido pelo canal youtube.com/sepromibahia, terá como debatedoras a enfermeira Alva Helena de Almeida e a assistente social Deise Fatuma, contando com intervenções culturais, falas institucionais e da sociedade civil.

Sobre as palestrantes:

Alva Helena: Graduada pela USP, Enfermeira Mestre em Saúde Pública, Doutora em Ciências. Ativista pelo SUS público, de qualidade e SEM RACISMO. Integrante da Soweto Organização Negra. Servidora pública municipal aposentada, está à frente da ANEN - Articulação da Enfermagem Negra. Atua, dentre outras bandeiras, na luta da Enfermagem pelo Piso Salarial e Jornada de trabalho.

Deise Fatuma: Percussionista, poeta, membra e cofundadora da banda Panteras Negras. É assistente social; especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da família; Mestra no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo – UFBA. Concentra estudos em políticas sociais, mulheres negras chefes de família, juventude negra, população em situação de rua e população LGBTQIA+. Atualmente trabalha no Programa Corra Pro Abraço Juventude, com jovens negros da periferia de Salvador.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.