• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

23/07/2021 17:30

Mulheres negras, saúde e pandemia: live aborda questões do universo feminino

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, as Secretarias Estaduais de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e de Políticas para as Mulheres (SPM) realizaram a live ‘Mulheres negras em defesa da vida: Resistência histórica e enfrentamento à pandemia’ na tarde desta sexta-feira (23).

Transmitido pelo youtube da Sepromi, o evento contou com as falas da enfermeira e doutora em Ciências, Alva Helena, e da mestra em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, Deise Fatuma, que abordaram questões sobre a saúde da mulher negra e o enfrentamento a pandemia da Covid – 19. A abertura do evento ficou por conta de uma apresentação Cultural de Deise Fatuma.  

Titular da Sepromi, Fabya Reis falou que o encontro “reverencia a mulher negra latino-americana e caribenha, além de ser um momento para fortalecer o combate ao racismo institucional e reafirmar a força e importância da mulher negra”

A secretária Julieta Palmeira declarou que mais uma vez SPM e Sepromi “estão unidas para lutar por equidade entre homens e mulheres. Sem dúvida, é muito importante que estejamos promovendo ações conjuntas em homenagem às mulheres negras. Nós temos que lutar por uma proteção mais efetiva para as mulheres. Hoje é um dia de celebrar e pensar como mulheres não negras podem contribuir para a proteção das mulheres negras e romper com esse sistema de desigualdades.”

A live contou com a participação das secretárias estaduais da Cultura, Arany Santana, e de Ciência, Tecnologia e Informação, Adélia Pinheiro, parlamentares e integrantes de movimentos sociais. O encontro foi encerrado com uma apresentação de samba de roa do Quilombo Velame de Morro do Chapéu.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.