29/07/2021 12:50

Olodum realiza live para fortalecer a voz das mulheres

Para encerrar o ciclo de palestras em celebração ao mês das Mulheres Afro-Latino-Americanas e Caribenhas, o Olodum realizará nesta sexta-feira (30) mais um  “Diálogo Contemporâneo”, com mulheres do Brasil e do exterior para juntas ampliarem a voz feminina em temas como: tecnologia e cultura, igualdade de gênero, desenvolvimento social e econômico, direitos humanos e deserto alimentar.

Com apoio da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), a conferência on-line será transmitida às 19h pelo canal do Olodum no Youtube, com mediação de Luciane Reis, publicitária e conselheira do Olodum.

A Associação Carnavalesca Bloco Afro Olodum, organização que há 42 anos luta por igualdade e equidade de gênero, tem em sua história a valorização, reconhecimento e visibilidade das mulheres sobre diversas nuances, tendo na sua gestão administrativa/executiva, uma equipe formada por 60% de mulheres. O Olodum é um dos primeiros blocos afro-brasileiros a ter uma mulher presidindo a instituição, Cristina Rodrigues, além de ter a primeira maestrina de samba reggae do mundo, Andreia Reis.

Convidadas:

Lori Robinson (EUA), bacharel em inglês e espanhol pelo Spelman College em Atlanta, Geórgia, e possui mestrado em jornalismo pela New York University, em Nova York, fundadora e diretora executiva daVidaAfrolatina fundo emergente internacional para mulheres que mobiliza recursos e os conecta a organizações liderados por mulheres afrodescendentes na América Latina que abordam a violência sexual.

Tatiana Damasceno, ex-aluna da Escola Olodum, bacharel em Biotecnologia (UFBA), mestranda e pesquisadora em Engenharia de Alimentos na Universidade Debreceni Egyetem (Hungria), ex-CEO da startup NBioTecnologia e entusiasta social. Moradora do Bairro de Cosme de Farias, Tatiana vem dando voz as suas pautas através de um olhar mais apurado para o que o mundo vem chamando de "deserto alimentar".

Erika Hilton  é vereadora e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo. Negra e transvestigênere,  foi a mulher mais bem votada em 2020 em todo o país, a mais votada do PSOL e é a primeira mulher trans nominalmente eleita para o cargo, com mais de 50 mil votos. É ativista dos Direitos Humanos, na luta por equidade para a população negra, no combate à discriminação contra a comunidade LGBTQIA+ e pela valorização das iniciativas culturais jovens e periféricas."

Regina Adami, Gestora Pública, Diretora de Genero da IROHIN – Centro de Documentação, Comunicação e Memória Afro-brasileira), membro da Coalizão Negra por Direitos – Bahia.