• Orientações Covid 19
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Banner Racismo

Notícias

01/09/2021 10:30

Abertas as inscrições para a UNIDAS 2021: vagas para mulheres cis e trans

Dois projetos receberão bolsa e proponentes farão intercâmbio no Chile

A UNIDAS – Rede de Mulheres entre a Alemanha, América Latina e Caribe, abriu as inscrições para a edição de 2021, que apoiará dois projetos protagonizados por mulheres e coletivos de mulheres de Salvador e região metropolitana. Coordenado no Brasil pelo Goethe-Institut Salvador-Bahia, o programa incentiva este ano as candidaturas de mulheres cis e transexuais.

O prazo de inscrição é de 27 de agosto até 08 de setembro. Todas as informações sobre o processo de seleção e a documentação exigida estão disponíveis no link https://bit.ly/3t2k6wV. Será escolhido um projeto voltado à área da música (incluindo o saber musical técnico como partituras, composição, técnicas de som, dentre outros), e outro focado no universo dos games (incluindo game design, programação de games, desenvolvimento de trilha e roteiros para games e tecnologia da informação).

As selecionadas receberão bolsas para desenvolver seus projetos e participarão do programa que começa em outubro e termina em fevereiro de 2022. O projeto é realizado pela UNIDAS – Rede de Mulheres entre a Alemanha, América Latina e Caribe, por duas unidades do Goethe-Institut, Salvador-Bahia e Santiago do Chile, e pelo Ministério Alemão das Relações Exteriores.

METAS – O objetivo da UNIDAS é contribuir com a profissionalização, internacionalização e fortalecimento de redes entre mulheres cis e trans nas indústrias criativas. Serão selecionados também pela UNIDAS dois projetos protagonizados por mulheres no Chile (um na área de música, outro de audiovisual).

Na edição de 2021, será possível promover um intercâmbio entre as aprovadas dos dois países. A meta é assegurar o diálogo entre mulheres, grupos de mulheres (startups, microempresas) ou, ainda, coletivos com participação de homens, mas que tenham a liderança e o protagonismo feminino.

“Queremos priorizar projetos com potencial de promover a inserção de mulheres na indústria criativa e que tragam debates relacionados a temas pertinentes, como sexismo, igualdade de oportunidades e desconstrução de estereótipos", explica a diretora do Goethe-Institut Salvador-Bahia, Friederike Möschel.

PÚBLICO-ALVO – Este ano, a UNIDAS tem como meta beneficiar coletivos liderados por mulheres cis e trans na indústria criativa, especificamente nas áreas de música e games. As lideranças devem não apenas morar em Salvador ou na região metropolitana, como também precisam estar dispostas a desenvolver projetos multiplicadores em suas comunidades.

Serão aceitos na seleção projetos propostos por mulheres ou coletivos que tenham trabalhos desenvolvidos. Será exigida a comprovação de experiência com execução de projetos anteriores, algo que poderá ser feito por meio de portfólio, registros em redes sociais ou materiais divulgados na imprensa. Além disso, serão priorizados projetos que incentivem e fomentem a participação de mulheres nas áreas de música e games.

Todos os detalhes da inscrição e os objetivos do projeto podem ser acessados em https://bit.ly/3t2k6wV.

 

Sobre o Goethe-Institut

É um instituto cultural da República Federal da Alemanha, fundado em 1951, que se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Conta com uma programação cultural que organiza e apoia um amplo espectro de eventos culturais, visando a apresentação da cultura alemã no exterior e o intercâmbio intercultural. Seus cursos são complementados por workshops e seminários para professores e dispõe de programas de exames de certificação de alemão. Atualmente dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.