• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

09/09/2021 15:20

Prorrogadas as inscrições da UNIDAS para projetos de mulheres voltados à música e aos games

Bolsa e intercâmbio no Chile serão oferecidos às iniciativas contempladas

Foram prorrogadas até a meia-noite do próximo domingo, 12.09, as inscrições para a edição 2021 da UNIDAS – Rede de Mulheres entre a Alemanha, América Latina e Caribe. Este ano, serão selecionados, em Salvador e na região metropolitana, dois projetos protagonizados por mulheres e coletivos de mulheres em duas áreas das indústrias criativas: música e games.

Coordenado no Brasil pelo Goethe-Institut Salvador-Bahia, este ano o tema do evento é UNIDAS: Mulheres nas Indústrias Criativas. São incentivadas candidaturas de mulheres cis e transexuais que estejam dispostas a receber bolsas para desenvolver seus projetos e participar de intercâmbio com uma rede de mulheres do Chile, país de onde sairão outros dois projetos selecionados.

O prazo de inscrições era até 08 de setembro, mas foi prorrogado para o dia 12 do mesmo mês como forma de ampliar a oportunidade às interessadas. A lista com os projetos aprovados será divulgada no início de outubro. Todas as informações sobre inscrições e documentos exigidos estão no site do Goethe-Institut Salvador-Bahia, no link www.goethe.de/convocatoria_unidas

DEBATE DE GÊNERO – Com a experiência de quem foi curadora e palestrante da UNIDAS em 2020, a modAtivista, professora e pesquisadora Carol Barreto sinaliza que essa é uma oportunidade para mulheres trocarem experiências e ampliarem o repertório sobre aspectos práticos e teóricos das indústrias criativas, além de conhecimentos sobre questões de gêneros e feminismos.

“A nova edição da UNIDAS visa dar suporte às mulheres no campo da economia criativa e aciona debates sobre o verdadeiro sentido do empoderamento: a construção de recursos, também financeiros, para a potencialização da criação como campo de produção de conhecimento. Ações práticas como essa podem contribuir para transformar a nossa realidade”, assinala Carol.

INTERCÂMBIO – Essa edição da UNIDAS vai de outubro de 2021 a fevereiro de 2022. A previsão inicial é de que as contempladas façam intercâmbio no Chile em janeiro do próximo ano. Antes disso, passarão por uma fase de preparação para execução dos projetos e terão acesso a workshops ligados à internacionalização, profissionalização e formação de redes da música e games.

Realizado pela UNIDAS – Rede de Mulheres entre a Alemanha, América Latina e Caribe, e por duas unidades do Goethe-Institut, em Salvador e no Chile, a UNIDAS: Mulheres nas Indústrias Criativas é patrocinada pelo Ministério Alemão das Relações Exteriores. Na Bahia, a iniciativa tem apoio institucional da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) por meio da secretária da pasta, Julieta Palmeira.

Será acolhido um projeto voltado à área da música (incluindo o saber musical técnico como partituras, composição, técnicas de som, dentre outros), e outro focado no universo dos games (incluindo game design, programação de games, desenvolvimento de trilha e roteiros para games e tecnologia da informação).

O objetivo da UNIDAS é contribuir com a profissionalização, internacionalização e fortalecimento de redes entre mulheres cis e trans nas indústrias criativas. No Chile, a UNIDAS selecionará dois projetos (um na área de música, outro de audiovisual).

Fonte: Goethe-Institut

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.