• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

25/10/2021 17:00

Comitê Gestor da Ronda Maria da Penha toma posse em reunião na SPM

Na tarde desta segunda-feira (25/10), aconteceu a assinatura do Termo de Posse dos órgãos que compõem o Comitê Gestor da Operação Ronda Maria da Penha. A iniciativa, realizada na sede da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), tem por objetivo reafirmar o compromisso das instituições no desenvolvimento de planos e estratégias que garantam e ampliem os direitos das mulheres em situação de violência doméstica e familiar com a realização das ações ostensivas e protetivas das Rondas Maria da Penha.

Presidido pela SPM-BA, o comitê conta também com representações do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública, além da Superintendência de Prevenção à Violência – SPREV, Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica – DPT, órgãos ligados à Secretaria da Segurança Pública (SSP).  

Durante o encontro, a titular da pasta, Julieta Palmeira, falou da importância em fortalecer a periodicidade das reuniões e, assim, fazer com que o grupo contribua decisivamente para as ações da Ronda Maria da Penha.  “Esse comitê é parte das políticas do Governo do Estado, dentro as ações do Respeita as Mina, que aglutina as iniciativas voltadas para o enfrentamento à violência de gênero na Bahia”.

As competências de cada órgão foram apresentadas pela coordenadora Institucional de Articulação e Ações Temáticas da SPM-BA, Isis Macagnan, que, na oportunidade, divulgou iniciativas da pasta voltadas para a capacitação de agentes públicos que atuam no combate à violência de gênero.  Umas das novidades é o 1º Seminário Técnico com as Rondas Maria da Penha, que será realizado no mês de novembro.

Para a desembargadora Nágila Brito, o enfrentamento à violência doméstica e familiar é um tema bastante complexo e é de fundamental capacitar todas as pessoas que estejam envolvidas com esse trabalho. Já a defensora Lívia Almeida salientou a importância do trabalho realizado pela Ronda Maira da Penha, que é parte fundamental na Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência.

Promotora de Justiça, Sara Gama afirmou que a ronda é um dos braços do Estado que chegam até as mulheres que precisam. “Essa reunião é muito importante, pois precisamos estar unidas para enfrentar a violência de gênero.”  Comandante da Operação Ronda Maria da Penha de Salvador, a major Tereza Raquel Araújo aproveitou a oportunidade para falar sobre o trabalho dos profissionais e suas necessidades.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.