02/12/2021 15:00

SPM-BA entrega equipamentos para instalação de CRAM em Cachoeira

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) entregou, nesta quinta-feira (02), equipamentos para o Centro de Referência no Atendimento à Mulher (CRAM), que será instalado em Cachoeira, no recôncavo baiano. O equipamento é voltado, especialmente, para mulheres negras. A entrega foi precedida de um ato de assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica, entre a SPM-BA, a Prefeitura Municipal de Cachoeira e a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), autora da Emenda Parlamentar que destinou os recursos à SPM para instalação do equipamento.

O Acordo prevê a cooperação mútua para implementação, instalação, manutenção e desenvolvimento do CRAM, em cumprimento a Norma Técnica de Uniformização dos Centros de Referência definidos como espaços de acolhimento/atendimento psicológico, social, de orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência, buscando proporcionar o que for necessário para a superação da situação, contribuindo para o fortalecimento da mulher e resgate da cidadania.

Durante o ato realizado na Prefeitura de Cachoeira, a titular da SPM-BA, Julieta Palmeira, destacou que foi possível graças ao empenho e comprometimento da deputada Fabíola Mansur que Cachoeira receberá o CRAM. “Esse tipo de mandato é essencial. Precisamos de parlamentares comprometidos com a vida das pessoas. A parceria com a Prefeitura de Cachoeira tem gerado iniciativas importantes para as mulheres que mais precisam.”

Em sua fala, a prefeita da cidade, Eliana Gonzaga, afirmou que par Cachoeira, uma cidade majoritariamente negra, ter um CRAM é uma grande vitória para as mulheres. “Preciso agradecer a parceira com o Governo do Estado e os convênios firmados, que têm beneficiado a população da cidade de uma maneira significativa.”

Autora da Emenda Parlamentar que destinou os recursos à SPM para instalação do CRAM, a deputada Fabíola Mansur disse “estar feliz em participar de um momento histórico para a cidade de Cachoeira. Esse é um dos compromissos de gestão de mulheres com pautas femininas e feministas. Hoje, estamos implementando o CRAM numa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal.” O ato contou com a presença de diversas autoridades, dentre as quais, a deputada federal Lídice da Mata.