• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

17/12/2021 11:50

Estado distribui absorventes higiênicos para estudantes de escola na capital

Iniciativa faz parte do programa Dignidade Menstrual

Na quinta-feira (16), estudantes do Colégio Estadual Pinto de Aguiar, em Mussurunga, na capital, foram beneficiadas com a entrega de absorventes higiênicos, pelo Programa Dignidade Menstrual, do Governo do Estado, que tem como finalidade distribuir, mensalmente, um pacote de absorvente descartável para meninas que já estão na fase menstrual. O programa também contempla uma série de iniciativas que abordam o tema, pedagogicamente, nas escolas estaduais.

Na ocasião, uma palestra sobre o assunto também foi realizada para as estudantes. “Falar sobre dignidade menstrual não pode ser um tabu. Nós, mulheres, precisamos nos conhecer, e a escola serve para fazer a ponte para o conhecimento científico, fisiológico e também financeiro, porque esse projeto, além das meninas terem acesso à informação, elas passam também a ter acesso ao material higiênico, o que vai impactar na condição financeira e no autocuidado”, explicou Ana Paula, diretora da instituição.

Estudante do Colégio Pinto de Aguiar, Naomi Santana, 15 anos, destacou a importância da discussão sobre o tema nas escolas. “Muitas meninas não têm acesso a esses absorventes, não têm acesso aos cuidados que devemos ter nesse período. Com essa iniciativa, nós vamos receber, além dos absorventes, informações para nos aprofundarmos ainda mais sobre a saúde da mulher e assim quebrarmos o tabu de falar sobre o assunto”.

O Programa desenvolvido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou a distribuição dos produtos higiênicos no dia 22 de novembro de 2021, com a meta de beneficiar mais de 226 mil estudantes regulares da rede estadual de ensino e em situação de pobreza ou extrema pobreza, na faixa etária de 11 a 45 anos.

Fonte: Educação Bahia

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.