• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

04/01/2022 12:20

Fapesb lança segundo edital Governo Inteligente para empresas inovadoras


Inovar para continuar transformando a Bahia em um estado cada vez mais competitivo. Esse é o principal foco do edital Governo Inteligente 2, lançado pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação, através da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), no dia 17 de dezembro, com transmissão pelo Canal do Youtube Fapesb Bahia. O edital milionário, que conta com recursos estaduais e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), tem como objetivo contribuir e financiar propostas de pequenos e micros empresários que possam solucionar problemas reais da gestão pública.

O investimento desta vez será de R$ 5,5 milhões em projetos de empresas privadas que possuam ideias inovadoras que agreguem soluções nos diversos setores e secretarias do governo estadual, tanto para a população quanto para problemas internos enfrentados pelo serviço público. Os interessados em participar do edital que está publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado devem acessar a aba editais do site da Fapesb para mais informações.

A secretária da Secti, Adélia Pinheiro, lembrou que esse é mais um edital lançado em conjunto com outras secretarias do Estado e enfatizou o quanto é importante esse trabalho em equipe para fazer a Bahia seguir avançando. “O trabalho em conjunto com as secretarias foi uma forma de identificarmos o problema que cada setor de nosso estado precisa resolver. Esses problemas serão respondidos através da ciência, tecnologia e inovação que cada empresa tem a nos oferecer. É num edital que investe na esperança de que o futuro dependa de projetos inovadores e que façam a diferença para a população baiana”, afirmou.

O diretor geral da Fapesb, Márcio Costa, aproveitou para lembrar que o ano de 2021 foi importante para o setor. “Estamos chegando ao final de mais um ano com um edital importantíssimo para o nosso estado. Os desafios propostos pelas secretarias, para soluções de problemas internos e externos, fazem com que os empresários possam receber o investimento necessário para que juntos possamos continuar trabalhando em prol do avanço das políticas públicas, sempre de forma a beneficiar todos os cidadãos baianos”, citou.

Durante a cerimônia de lançamento, a secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, relembrou as ações da pasta em parceria com Secti e Fapesb. “A tecnologia tem sentido quando ela democratiza o acesso das pessoas. Então, existe uma necessidade de implementação de iniciativas no campo das ciências, pesquisa, tecnologia e inovação, com vista a democratizar o acesso aos serviços públicos e melhorar a vida dos cidadãos. O Edital é um marco e, ainda por cima, um incentivo a pequenas e micros empresas que trabalham com a tecnologia. Espero que muitas empresas possam ser beneficiadas para que a gente tenha um excelente resultado”.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, destacou a importância de editais que incentivem empresas a investirem no setor público. “Acredito que em um país como o nosso, a iniciativa privada precisa investir mais no setor de inovação. É de extrema importância que o Governo da Bahia diga, com o seu papel de estimular, que os empresários tragam projetos e conhecimentos para solucionar nossos problemas. O ideal é que possamos sempre trabalhar juntos para um estado e mundo melhor”.

Fapesb

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.