• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

05/01/2022 11:50

Colégio do campo em Alagoinhas distribui absorventes higiênicos do programa Dignidade Menstrual

Estudantes do Colégio Estadual do Campo Leôncio Pereira dos Santos, localizado na comunidade do Estevão, em Alagoinhas, receberam, nesta terça-feira (4), absorventes higiênicos do programa Dignidade Menstrual. Serão beneficiadas, na Bahia, mais de 226 mil estudantes regularmente matriculadas na rede estadual de ensino e que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza, na faixa etária de 11 a 45 anos. A iniciativa do Governo do Estado oferecerá mensalmente um pacote de absorventes descartáveis por beneficiária e terá um investimento total de R$ 5,6 milhões.

Priscila Sena, 17, estudante do 9º ano, mora com mais 4 pessoas e disse que a distribuição é um auxílio importante para ela e as colegas. "Aqui em casa apenas uma pessoa está com trabalho fixo, então tem mês que a situação fica mais difícil e não dá para comprar o absorvente. Com a distribuição, o uso está garantido. Estou feliz com o programa. Tenho um fluxo suave, a quantidade distribuída atende minha necessidade e está ajudando muitas pessoas.”

Para a diretora da unidade de ensino, Genilza dos Santos, o programa além de promover a dignidade e melhorar a autoestima, evita a evasão escolar. “Aqui são beneficiadas 82 pessoas. Sabemos da necessidade e percebemos a felicidade de quem recebe. Em um período de  pandemia, com grandes dificuldades, o absorvente acaba não sendo a prioridade, porque a alimentação é vital. Com esta época pandêmica, retornamos a ouvir os relatos do uso de paninhos para conter o fluxo. Agora podemos mudar esse cenário”.

Talita Dádiva, técnica da coordenação de Educação Ambiental e Saúde, da Secretaria da Educação do Estado (SEC), avalia de forma positiva o programa. “Ter dignidade menstrual é passar pelo período de forma adequada, com todos os insumos necessários para higienização, respeito e aceitação de um fenômeno natural do corpo. O programa é extremamente importante, sendo uma das ações estratégicas de combate a pobreza menstrual, que além da distribuição dos absorventes, trabalhará com aspectos formativos. O conjunto de iniciativas certamente vai ajudar a combater os tabus e preconceitos que existem em nossa sociedade”.

Ações pedagógicas - Diversos materiais didáticos também estão disponíveis no Portal da Educação. Dentre eles está a Cartilha Educativa sobre Saúde Menstrual, que explica o que é a menstruação e quais as mudanças que provoca no organismo, bem como contribui para desmistificar tabus relacionados ao tema. Fazem parte das ações da SEC, ainda, processos formativos para estudantes, professores e gestores, visando ajudar na promoção da cultura, do cuidado, da empatia e do respeito.

Dignidade Menstrual - Elaborado pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), com apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o projeto está sendo executado em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), além de outras secretarias de estado e do setor corporativo.

Com informações da SEC

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.