• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

03/03/2022 17:10

MM 2022: SPM-BA realiza ações voltadas para a autonomia e enfrentamento à violência de gênero

A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) está com uma série de atividades voltadas para a promoção da autonomia feminina e combate à violência de gênero nesse mês de março, período dedicado, historicamente, às bandeiras de luta e pautas das mulheres. Destaque para o retorno das Unidades Móveis, lançamento do Protocolo do Feminicídio e do Edital em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional - CAR, além da inauguração do Centro de Referência de Atendimento à Mulher - CRAM de Cachoeira.

As duas Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres do Campo retomam suas atividades e chegarão a nove municípios baianos: Salvador, Alagoinhas, Itiúba, Capim Grosso, São Sebastião do Passé, Aratuípe, Nazaré das Farinhas, Itaparica e Riachão do Jacuípe. Cada unidade conta com equipe composta por psicóloga, advogada e assistente social, que prestam atendimentos e orientações sobre violência doméstica e familiar.

Além disso, serão entregues seis Casas de Farinha Móveis para comunidades rurais do Estado. A primeira entrega acontece nesta sexta-feira (04), para a Associação Comunitária Rural de Várzea Suja – ACRVS no município de Capim Grosso.

Diversas capacitações e oficinas acontecem ao longo do mês. Nos dias 07 e 10, tem sensibilização com agentes da CCR Metrô sobre enfrentamento à violência de gênero. O objetivo é preparar os profissionais para atuarem no atendimento e combate a tipos de violência de gênero nas estações e vagões do transporte público em Salvador.

Nos dias 07 e 08, dando continuação às ações do Termo de Cooperação Técnica entre SPM e Secretaria de Segurança Pública, serão realizadas capacitações com policiais na Acadepol localizada no município de Serrinha. Previstas, ainda, conversas com profissionais dos CRAMs de Irecê, São Francisco do Conde, Feira de Santana e Cruz das Almas.

A entrega do veículo para o CRAM Irmã Dulce, em Salvador, acontecerá no dia 09 de março.  E no dia seguinte, 10, será a vez da inauguração do CRAM de Cachoeira e entrega do veiculo para a unidade. A ação é fruto de emenda parlamentar da deputada estadual Fabíola Mansur, evai atender uma demanda antiga do movimento de mulheres do município.

Para esse mês, estão previstas, ainda, em parceria com a Secretaria da Educação, uma live sobre Meninas nas Ciências e duas ações presenciais do Quem Ama, Abraça, iniciativa que busca sensibilizar estudantes para o combate à violência de gênero.

*Ao longo do mês, o calendário das ações e atividades será atualizado no site da SPM-BA.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.