09/03/2022 11:40

Campanha Respeita as Mina na Capoeira será lançada em Salvador

A capital baiana vai receber mais uma iniciativa de combate à violência contra as mulheres. A campanha ‘Respeita as Mina na Capoeira’ será lançada nesta sexta-feira (11), às 16h, na Casa dos Sete Candeeiros (Pelourinho) e contará com a presença de mestras capoeiristas, lideranças dos movimentos feministas, negros, LGBTQIA+ e com a titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), Julieta Palmeira.

A campanha foi desenvolvida por capoeiristas de diversos coletivos em conjunto com o Capoeira em Movimento Bahia (CMB), a Salvaguarda da Capoeira da Bahia e a SPM-BA. O diálogo começou em 2019, mas por conta da pandemia a pauta foi suspensa (2020) e retomada no final de 2021.

Com o objetivo de combater todo e qualquer tipo de violência contra as mulheres na capoeira, além de levar informação à população sobre os tipos de agressão e os locais em que a mulher em situação de violência poderá buscar auxílio, a campanha ‘Respeita as Mina na Capoeira’ integra o eixo ‘Capoeira tem… Criatividade!’ do 1⁰ Festival de Capoeira: ancestralidade e resistência. O evento ocorrerá entre os dias 10 e 13 de março, no Centro Histórico de Salvador.

“Nosso objetivo é criar mais um canal de alerta para as práticas de machismo, sexismo, misoginia e LGBTQIfobia na capoeira. Precisamos refletir sobre o quanto reproduzimos no nosso ambiente essas mazelas que vemos cotidianamente na sociedade. Queremos convocar os homens também para se engajar nesse movimento: ouvindo, discutindo e se desconstruindo”, destacou a Contramestra Princesa, coordenadora do eixo ‘Capoeira tem… Criatividade!’.

Após o lançamento, a campanha seguirá fortalecendo a rede de apoio às capoeiristas com projetos e campanhas de inserção e proteção das mulheres na Capoeira.