26/04/2022 17:20

Unidade Móvel de enfrentamento à violência contra as mulheres chega a Vitória da Conquista

A Unidade Móvel de enfrentamento à violência contra as Mulheres (conhecida como ônibus lilás) visita o município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, de hoje até a próxima quinta-feira (28). Projeto da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), a Unidade conta com uma equipe multidisciplinar formada por advogada, assistente social, psicóloga e uma acolhedora. As atividades incluem capacitação da rede de enfrentamento do município, além de rodas de diálogo e atendimento com o objetivo de sensibilizar e orientar as mulheres para o enfrentamento a violência doméstica e familiar, os tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha. Em casos de denúncia, as mulheres serão encaminhadas para os serviços qualificados que compõem a rede de atenção.

Na manhã desta terça-feira, técnicas da SPM-BA fizeram a capacitação da equipe do Centro de Referência no Atendimento à Mulher Albertina Vasconcelos. À tarde, o ônibus visitou o Assentamento Lagoa Nova, na zona rural. No dia 27, o ônibus lilás se deslocará para a Escola Municipal Padre Isidoro. No turno da tarde, o ônibus retornará à sede da União de Mulheres. No dia 28, a partir das 8 horas, a equipe da Unidade fará os encaminhamentos necessários na sede do Centro de Referência.  Em Vitória da Conquista, as atividades contam com o apoio da Prefeitura Municipal, além da UBM, CRAM, CREAS, CRAS, CAPS, SESAU, SEDUC e Ronda Maria da Penha.

No período de 26 a 28, uma segunda equipe da Unidade Móvel realiza rodas de conversa e atendimentos na área social, jurídica e psicológica no município de Jequié. Nesta terça a equipe esteve na localidade de Joaquim Romão. Amanhã o atendimento será em Água Branca e Km3 e no dia 28 no Povoado de Itamarindo.

Histórico

As Unidades Móveis foram lançadas na Bahia em março de 2014, fruto de uma parceria entre Governo Federal e Governo da Bahia, por meio do programa 'Mulher Viver sem Violência'. As Unidades Móveis (são dois ônibus) faziam parte das ações do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, chegando a povoados e localidades do interior do estado com serviços de acolhimento, apoio psicológico, atendimento jurídico e social às mulheres por meio de uma equipe capacitada para encaminhar as demandas à rede referenciada local, já que a ação é desenvolvida em parceria com um conjunto de órgãos e equipamentos públicos.

O atendimento realizado pelas Unidades foi retomado em 2022 após um período de suspensão em decorrência da pandemia da covid-19. Atualmente as Unidades são mantidas unicamente pelo Governo da Bahia por meio da SPM-BA, responsável pela coordenação das atividades, em articulação com o sistema de Justiça, as Prefeituras Municipais, os movimentos de luta pela terra e as organizações da sociedade civil, na busca para promover a interação efetiva dos diversos serviços de proteção à mulher e prestar orientação adequada e humanizada àquelas vítimas de violência, visando fomentar e consolidar as medidas previstas na Lei Maria da Penha (Lei n° 11.340/06). Trata-se de atendimento em caráter de utilidade pública, acesso aos direitos de cidadania e enfrentamento às desigualdades de gênero.