• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

03/01/2023 11:20

Nova secretária da SPM-BA tome posse em cerimônia no Centro Administrativo

O governador Jerônimo Rodrigues empossou, na manhã desta terça-feira (03), os 25 secretários e secretárias da nova gestão estadual, além da chefia de gabinete com status de subsecretaria e a Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas. A cerimônia foi realizada sob uma tenda, na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo. Entre os titulares das pastas está a nova secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), Elisângela Araújo.

A secretária Elisângela dos Santos Araújo é agricultora familiar nascida no semiárido do nordeste baiano. É secretária Agrária Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e foi uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de desenvolvimento agrário do Governo de Transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. Elisângela também foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF) de São Domingos e Diretora Estadual da CUT- Bahia. Na CUT Nacional ocupou a Diretoria Executiva por três mandatos e foi secretária-geral do Departamento Nacional dos Trabalhadores Rurais (DNTR/CUT).

Outra sete secretárias também tomaram posse no governo estadual: a ex-secretária da Saúde, Adélia Pinheiro, assumiu a pasta da Educação; a Secretaria da Saúde (Sesab) agora ficará sob o comando da administradora e ex-chefa de gabinete, Roberta Santana;   a cientista política Ângela Guimarães, presidenta da União Nacional  de Negros pela Igualdade (UNEGRO), tomou posse como secretária de Promoção da Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi);  a ex-secretária da Sepromi, Fabya Reis, assumiu a pasta da Assistência e Desenvolvimento Social;

Eleita deputada estadual, a ex-prefeita de Barreiras, Jusmari Oliveira (PSD), assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur); a engenheira civil, jornalista e ativista social Larissa Gomes tomou posse como secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs); e a advogada Patrícia Pataxó assumiu a Superintendência de Políticas dos Povos Indígenas, vinculada à Sepromi.

Fonte: ASCOM/SPM-BA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.