• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

26/01/2023 16:00

Unesco destaca luta pelo fim do discurso de ódio contra mulheres

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, comemorou neste 25 de janeiro o Dia Internacional das Mulheres no Multilateralismo.

O objetivo da data é reconhecer o papel essencial desempenhado pelas mulheres na promoção dos direitos humanos, da paz e do desenvolvimento sustentável no sistema multilateral.

Violência digital contra mulheres

A diretora-geral da agência disse que este ano o foco é na luta contra o discurso de ódio, com ênfase particular na questão do assédio e da violência contra as mulheres no ambiente digital.

Audrey Azoulay afirma que o assunto é urgente. Uma pesquisa da Unesco com mulheres jornalistas, um dos grupos profissionais mais afetados, revela que cerca de 73% delas relataram ter sofrido violência online no trabalho.

Segundo a Unesco, debates sobre o tema alimentarão o esforço contínuo de estabelecer princípios para a regulamentação das plataformas digitais, preservando a liberdade de expressão.

Igualdade de gênero

De acordo com a agência da ONU, além de celebrar as conquistas, pontos de vista e devoção das mulheres, a data também chama a atenção para a incompreensível lacuna de desigualdade que, em muitos contextos, continua a existir entre mulheres e homens.

Audrey Azoulay lembra que, no ritmo atual, levaria mais de 130 anos para alcançar a paridade na sociedade, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Para ela, “direitos iguais não podem esperar”.

É por isso que a Unesco fez da igualdade de gênero uma de suas duas prioridades globais: combater as desigualdades de gênero em sua raiz e quebrar estereótipos profundamente arraigados no tecido social.

Ações e eventos

Em 2023, o Dia Internacional das Mulheres no Multilateralismo da Unesco também vai abordar o combate à desinformação de gênero e fazer recomendações para integrar a igualdade de gênero na orientação da agência sobre a regulamentação de plataformas digitais.

Como parte das comemorações, haverá um diálogo intergeracional reunindo jovens profissionais e embaixadores da Unesco defensores da Prioridade Global Igualdade de Gênero, que irá contribuir para a reflexão global lançada pelo secretário-geral das Nações Unidas sobre o futuro do multilateralismo.

 

Fonte: Nações Unidas

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.