01/02/2023 15:00

MP inaugura Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres

O Ministério Público estadual inaugurou no dia 31 de janeiro, o Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid), na sede da Instituição, em Nazaré. “O Nevid foi uma iniciativa que veio para somar esforços no trabalho em defesa da vítima na Bahia. Nosso objetivo é lutar pelas mulheres e pelas vítimas de violência de gênero, para que dimunua os índices dese tipo de violência no nosso estado”, destacou a procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti. Ela ressaltou ainda a importância das pessoas denunciarem casos de violência doméstica. “A violência doméstica acontece em todas as classes sociais. Temos o 127, que facilita o acesso da população baiana ao MP. Peço que todos liguem e denunciem casos de violência contra as mulheres”.

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no primeiro semestre de 2022, 699 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil, o que dá uma média de quatro mulheres por dia. “O Nevid estará de portas abertas para as vítimas de violência de gênero. Será um espaço onde as mulheres terão acolhimento e a orientação que elas precisam”, afirmou a promotora de Justiça Sara Gama, coordenadora do Nevid. Além do atendimento jurídico, no local as mulheres vítimas de violência terão atendimento psicossocial e serão encaminhadas aos demais órgãos da rede de proteção.

“A criação de núcleos faz parte de uma política institucional nacional. O Nevid será o primeiro de muitos núcleos que teremos aqui na Bahia, iniciativa que acompanha um movimento nacional em defesa das vítimas”, ressaltou o promotor de Justiça André Lavigne, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim). Também estiveram presentes no evento de lançamento do Nevid a procuradora de Justiça e ouvidora Elza Maria de Souza e o procurador de Justiça Marco Antônio Chaves, coordenador das Procuradorias de Justiça Cíveis; e; os promotores de Justiça Pedro Maia, chefe de Gabinete; Tiago Quadros, coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional; Adalto Araújo Silva; Gilber de Oliveira; e Saulo Mattos; além da coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Nágila Brito; a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo; diretora de Política Municipal para as Mulheres, Fernanda Cerqueira; o diretor de Políticas para a Infância e Adolescência de Salvador, Euvaldo Júnior; a delegada de Polícia Civil da Delegacia da Mulher (Deam) de Periperi, Christiane Leite; e a superintendente de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Camila Batista.

Fonte: MP-BA