• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

17/04/2023 09:30

“Oxe, me respeite!” é SPM-BA na Micareta de Feira de Santana

Depois de três anos de suspensão, a tradicional Micareta de Feira de Santana está de volta. A festa existe desde 1937 e atraí foliões e folionas para a segunda cidade mais populosa do estado, com a estimativa de mais de 620 mil habitantes.

De acordo com o site micareta de feira, esse é o primeiro e o maior carnaval fora de época do país e ele só deixou de acontecer, ao longo dos 79 anos de existência, durante a Segunda Guerra Mundial, no Golpe de 1964, e em razão da pandemia.

Para fazer parte dessa celebração e atuar na sensibilização, atendimento e orientar sobre a Lei Maria da Penha e Assédio e Importunação, a equipe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) vai colocar no circuito “Maneca Ferreira” a campanha “Oxe, me respeite!”

A ação tem como proposta a entrega de ventaloras e cartilhas Maria Penha, com abordagens dialogadas e interativas, além do material sobre dignidade menstrual e assédio.

A equipe da SPM-BA também estará acolhendo as mulheres que precisarem de orientação sobre os tipos de violência, as diferenças entre assédio e importunação sexual e sobre a rede de acolhimento educação e enfrentamento à violência do governo do estado.

Com isso, a Secretaria cumpre a sua missão de implementar campanhas educativas e antidiscriminatórias que envolvam interesses das mulheres, além de atender as diretrizes do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher 2023-2032, decreto 21.975 de 28 de março de 2023, que prevê ações de prevenção, sensibilização e educação sobre a violência contra as mulheres, um fenômeno estrutural com raízes históricas de opressão.

Por isso, em parceria com Secretaria de Segurança Pública (SSP) serão capacitados profissionais da polícia civil e bombeiros. A orientação é para prestação de serviços especializados de acolhimento e atendimento às mulheres que sejam vítimas de violência durante a micareta.

 

Quem: SPM-BA (Secretaria de Políticas para Mulheres da Bahia)

O quê: Sensibilizar, atender, orientar sobre a Lei Maria da Penha e sobre Assédio e Importunação sexual mulheres e homens que participam da Micareta de Feira de Santana.

Quando: Entre os dias 20 e 23 de abril.

Onde: Circuito da Micareta de Feira de Santana – Av. Presidente Dutra, no stand da SPM – na Av. Adenil Falcão.

Fonte: ASCOM/SPM-BA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.