20/04/2023 11:00

Comissão da Mulher alinha estratégias com a SPM

A Comissão dos Direitos das Mulheres da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) recebeu, na manhã desta quarta-feira (19), a visita da secretária estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Elisângela Araújo, para alinhamento de ações no combate ao feminicídio no Estado, dentre outras pautas. Inicialmente, o encontro estava previsto para ocorrer na sede da SPM, mas a titular da pasta se disponibilizou a vir ao Legislativo, onde se reuniu com o colegiado na liderança da maioria.

Conforme apresentação da secretária, os registros de ocorrências policiais contra vítimas do sexo feminino continuam sendo motivo de preocupação. Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que o ano de 2022 teve 42.649 registros de ameaças contra mulheres, ante 30.594 de 2021. Os feminicídios somaram 94 casos no ano passado, e 93 no ano anterior.

Durante a reunião, houve entendimento para a realização de audiências com as secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP), da Saúde (Sesab), de Educação (SEC) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) no sentido de traçar estratégias que possam fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres. Outro encaminhamento foi a marcação de uma reunião com o governador Jerônimo Rodrigues para apresentação dos projetos que tramitam na ALBA com a temática direcionada para o público feminino.

Presidente do colegiado, a deputada Soane Galvão (PSB) agradeceu a presença da secretária e destacou a unidade da bancada feminina na luta pela igualdade de gênero e combate à violência.

A secretária Elisângela agradeceu a todas as integrantes da comissão pelas contribuições colocadas no debate. “Foi uma reunião muito produtiva e vamos dar sequência a essas reuniões periódicas aqui a ALBA para tratar essa pauta”, apontou.

Fonte: ALBA/BA