• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

11/05/2023 09:20

SPM-BA na instalação da Casa da Mulher Brasileira em Salvador

A SPM-BA esteve presente na 5ª reunião da Rede estadual de enfrentamento à violência contra as mulheres, realizada na sede do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, na segunda-feira (8.05).

O objetivo do encontro foi construir o fluxo de gestão compartilhada da Casa da Mulher Brasileira em Salvador, que envolve o município, o estado e o governo federal, além dos entes e instituições que participam da Rede estadual de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Na ocasião, a secretária de políticas para as mulheres, Elisangela Araújo, ressaltou que “precisamos continuar construindo, juntas e juntos, e fazendo das reuniões da Rede um passo para avançarmos na construção de políticas públicas para as nossas mulheres. A sociedade precisa estar  unida pela prevenção e combate à violência contra as baianas e essa é a mensagem que os poderes públicos devem passar”.

A SPM-BA ainda foi representada na atividade pela Chefa de Gabinete, Aldinha Sena, e a Superintendente da SUPEV, Camila Batista.  Também estiveram presentes no evento a Ten. Coronel Ana Fausta do Corpo de Bombeiros, a Major Teresa Raquel Comandante da Ronda Maria da Penha, as Delegadas de Polícia Bianca Torres e Iola Farias, a Promotora de Justiça Sara Gama, a Desembargadora do TJ-BA Nágila Brito, a Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Silva e as reapresentastes das secretarias do Governo do Estado, no tribunal de justiça da Bahia.

Esse foi o primeiro encontro da rede com o tema da Casa da Mulher Brasileira, um equipamento que é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres, sobretudo para aquelas que sofrem algum tipo de violência. No mesmo local, as mulheres poderão ter acesso a serviços especializados de acolhimento e triagem, apoio psicossocial, DEAMs (Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher), Juizados Especiais, Ministério Público, Defensoria Pública, e a ações de promoção de autonomia e emancipação econômica. Como muitas mulheres são mães, o espaço será adaptado para o cuidado das crianças, com brinquedoteca e fraldário.

A Casa da Mulher Brasileira em Salvador irá funcionar na Avenida Tancredo Neves. O equipamento está quase pronto e deve ser entregue até junho 2023. A SPM-BA quer que essa rede de atendimento às mulheres seja ampliada e já solicitou ou governo federal a construção de mais três unidades para o Estado do Bahia. O pedido foi feito em reunião, no mês passado, com a representante do Ministério da Mulher, Aline Yamamoto, durante a vistoria que o Comitê Gestor fez nas obras da Casa da Mulher Brasileira em Salvador.

Fonte: Ascom/SPM-BA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.