• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

31/05/2023 17:00

SPM-BA participa de reunião junto com bancada feminina da Alba e discute projetos

O governador Jerônimo Rodrigues recebeu na  manhã desta quarta-feira, 31, a bancada feminina da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e a Secretária de Políticas para as Mulheres, Elisangela Araújo.

A reunião teve como objetivo central discutir estratégias efetivas de combate à violência de gênero, além de garantir a implementação de políticas públicas que promovam a igualdade e o empoderamento das mulheres.

 "Estamos aqui para ouvir as demandas e propostas das parlamentares e trabalhar em conjunto para construir um ambiente seguro e igualitário para as mulheres na Bahia. Nossos esforços serão direcionados para garantir que as políticas públicas sejam efetivas e atendam às necessidades das mulheres em todas as esferas da sociedade", pontuou Jerônimo.

A possibilidade de criação do Fundo Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que financiaria ações e projetos que visam eliminar a violência de gênero e oferecer suporte às vítimas, também esteve na pauta. Além do projeto, A ampliação da atuação das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deam) e dos Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (Neam) também foi alvo de discussão.

Outros temas debatidos foram a ampliação da Ronda Maria da Penha, programa de patrulhamento voltado para a proteção de mulheres em situação de violência doméstica, a implantação de políticas públicas que ofereçam suporte psicológico adequado às mulheres que enfrentam problemas emocionais decorrentes da maternidade e a importância da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) coordenar ações voltadas à criação e apoio de conselhos municipais de mulheres e organismos institucionais de políticas públicas.

Presidente da Comissão de Direitos da Mulher, a deputada Soane Galvão comentou a importância da união entre os poderes para promover mudanças significativas. 

"Nós, mulheres, estamos unidas e determinadas a lutar por uma sociedade mais justa e igualitária. É fundamental que todas as esferas do governo estejam engajadas nesse processo, e estou confiante de que juntos poderemos avançar na garantia de direitos e na proteção das mulheres", afirmou

Estiveram presentes na reunião as deputadas Soane Galvão, presidente da Comissão de Direitos da Mulher, Cláudia Oliveira; Fabíola Mansur; Maria del Carmen; Olívia Santana; Neusa Cadore; Fátima Nunes; Ivana Bastos; e Ludmilla Fiscina.

A equipe do Governo do Estado presente no encontro foi composta pelo vice-governador Geraldo Júnior e os secretários Luiz Caetano, de Relações Institucionais; Elisangela Araújo, de Políticas para as Mulheres;  Ângela Guimarães, de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais; Fábya Reis, de Assistência e Desenvolvimento Social; Marcelo Werner de Segurança Pública; e Adolpho Loyola, chefe do Gabinete do Governador.

 

Fonte: Com informações do A Tarde

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.