06/06/2023 10:50

“Oxe, me respeite!” nas festas juninas: SPM-BA mobilizada em todo estado para atender as mulheres

A violência contra a mulher é um problema global que afeta milhões de mulheres em todo o mundo e o Estado da Bahia não é exceção. Para combater essa questão complexa e promover a igualdade de gênero, é essencial desenvolver campanhas eficazes de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, em especial nos festejos de massa, visto que a utilização de bebidas alcoólicas em festas tem sido associada a um aumento preocupante da violência contra as mulheres.

Por isso, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) vai realizar ações nas ruas da capital e do interior com a distribuição de materiais informativos sobre a violência contra a mulher e os canais de denúncia. É a campanha “Oxe, Me Respeite!” nas festas juninas, que também irá promover a capacitação dos agentes públicos que irão atuar nos festejos, com a finalidade de fortalecer a rede de serviços e garantir uma resposta efetiva e integrada às mulheres em situação de violência.

Estaremos nas seguintes cidades: Amargosa (ação conjunta com município); Andaraí; Cruz das Almas (com a Unidade Móvel); Ibicuí; Irecê (ação conjunta com município); Jequié (ação conjunta com o município); Lauro de Freitas (ação conjunta com município e com a Unidade Móvel); Mucugê; Salvador, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim (ação conjunta com a Rede de atendimento as mulheres).

A ação de capacitação será feita com toda a Rede de Enfretamento e Atendimento as Mulheres Vítimas de Violência (Polícia Militar, Polícia Civil, Centro de Referência, trabalhadores da segurança municipal e profissional de saúde). Será feita uma articulação com as prefeituras para que haja Postos de atendimentos nos municípios visitados pela SPM-BA. Também, serão distribuídas ventarolas, adesivos e folders educativos.

O investimento total previsto é R$80.000 (oitenta mil reais) para a cobertura de 11 cidades.

Fonte: Ascom/SPM-BA