• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

06/06/2023 12:00

Encontro Territorial de Mulheres em Cansanção

Na última quarta-feira (31), a Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA) participou, em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR-BA), do Encontro Territorial de Mulheres do Sisal, realizado no município de Cansanção.

A reunião aconteceu na sede da União das Associações dos Pequenos Agricultores de Cansanção (UAPAC) e contou com a presença de lideranças da região para discutir sobre a campanha de enfrentamento a violência contra meninas e mulheres e fortalecer as políticas públicas para as mulheres do estado.

Também foi elaborado um documento com demandas das mulheres do território, no qual a SPM-BA se comprometeu nas áreas de saúde, enfrentamento à violência, educação e acessibilidade. Entre os pedidos estavam: a implantação de uma maternidade de risco intermediário; o apoio e fortalecimento às mulheres que produzem plantas medicinais; construção de novas moradias e saneamento básico; qualificação dos agentes públicos das redes municipais de atenção à mulher; casa abrigo territorial e acolhimento provisório; ampliação do número de creches; e acessibilidade nos espaços e vias públicas o que beneficia homens e mulheres que são PCD. O compromisso de luta assumido pela SPM-BA foi assinado por 29 entidades da sociedade civil e 26 membros do poder público, além de quatro movimentos de apoio.

Para a Coordenadora de enfrentamento e prevenção à violência, Daniella Dutra, o encontro Territorial na região sisaleira “é um marco do que tange a organização de grupo de mulheres com compromissos de desenvolver e aprimorar as políticas públicas”. A manifestação e a organização da sociedade civil são fundamentais para a construção de ações públicas que atendam, de fato, as necessidades da população de cada território.

O território do Sisal compreende as cidades de Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano, Valente. Localizado no Nordeste Baiano, a região ocupa uma área de 20.405 km² (IBGE, 2011), o que corresponde a aproximadamente 3,6% do território estadual. Em 2010, segundo o Censo Demográfico, a população total era de 582.329 habitantes.

 

Fonte: Ascom/SPM-BA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.