02/10/2015 14:30

Governo da Bahia lança Campanha do Outubro Rosa em Porto Seguro

Foi iniciada hoje (02), na cidade de Porto Seguro, a campanha Outubro Rosa do Governo do Estado da Bahia. O lançamento do movimento internacional para conscientizar e estimular o diagnóstico e prevenção do câncer de mama contou com as presenças do secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, da secretária de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, da prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, entre outras autoridades.

Em Porto Seguro, o rastreamento do Câncer de Mama estará no período de 2 a 20 de outubro, atendendo mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária considerada de risco para a doença. Nesta etapa, a Sesab está preparada para fazer 2.100 mamografias, somente em Porto Seguro.

Atualmente, além de Porto Seguro, a ação está em Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe e Muritiba. Ao longo do mês, os caminhões de rastreamento do câncer de mama vão ainda realizar exames em municípios das regiões de Feira de Santana e de Teixeira de Freitas.

Para a secretária Olívia Santana, "a iniciativa do Outubro Rosa é mais uma ação do Governo do Estado da Bahia para a ampliação das políticas públicas de saúde para as mulheres. Esse ano, desejamos alcançar a meta de 20 mil mamografias gratuitas em todo o Estado, somente no mês de Outubro, sendo mais de 4 mil exames em Porto Seguro”, destacou a secretária.

De acordo com o secretário Fábio Vilas-Boas, o governo tem a preocupação de descentralizar e regionalizar a assistência na Bahia. “Chega de enviar pacientes de ambulância para Salvador. Nós vamos estruturar a assistência em Porto Seguro, qualificar e ampliar o serviço no Hospital Luis Eduardo Magalhães, e nas regiões Sul e Extremo Sul, envolvendo Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Eunápolis, de modo que nós possamos oferecer à população toda a assistência que ela necessita. O governador Rui Costa tem um carinho especial por Porto Seguro e fez questão que nós estivéssemos presentes aqui apoiando a administração municipal, prestigiando a população”, disse o Secretário.

Cine Rosa

Ainda como parte das ações do Outubro Rosa, a Secretaria de Políticas para as Mulheres irá promover um cinema itinerante, a céu aberto, em cinco cidades baianas, batizado de Cine Rosa, com o filme “A culpa é das estrelas”, com exibição sempre às 18 horas.

O objetivo da ação é, de forma lúdica, envolver toda a família sobre a necessidade de realização de exames para o diagnóstico precoce da doença, que, quando tratada em sua fase inicial, em geral tem cura.

O filme será exibido nas cidades de Maragogipe, no dia 6, em local ainda a confirmar; em Porto Seguro, no dia 9, na Avenida Passarela do Descobrimento, no centro, próximo à Secretaria de Turismo e à Biblioteca Municipal; Mucugê, 17, em local ainda a confirmar; no dia 19, em Cachoeira, na Praça Doutor Milton, próximo ao Bradesco; e, por fim, no dia 24 em Salvador, no bairro de Cajazeiras X, no Campo da Pronaica.