• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Oxe, me respeite nas escolas

Oxe

“Oxe, me respeite nas escolas” é um projeto que amplia o pensamento crítico da comunidade escolar através de dinâmicas pedagógicas que questionam as normas sociais geradoras da desigualdade de gênero. O objetivo dessa ação é diminuir os diversos tipos de violências contra meninas e mulheres para construir uma escola e uma sociedade mais justa, igualitária e humana. Além dos alunos e alunas das escolas e unidades educacionais da Bahia, o projeto vai contemplar toda a comunidade escolar (gestores, professores, funcionários, etc).

No projeto, uma equipe multidisciplinar, formada por professores de diversas áreas do conhecimento, vai passar períodos de 3 meses em espaços educacionais para alcançar os 27 territórios de identidade da Bahia até 2024. Serão distribuídos materiais de sensibilização e conscientização sobre o tema, como ventarolas, adesivos, marcadores de livro, cartilhas e materiais digitais.

Os trabalhos vão estimular o pensamento crítico, contemplando temáticas como gênero, racismo, sexualidade, dignidade menstrual, homofobia, entre outos, ajudando a construir um sistema educacional e cultural mais criativo e plural. As ações contam com o desenvolvimento de material didático-pedagógico próprio, avaliação contínua, mostras artísticas e um festival de artes no final do processo.

Para a realização do projeto, foi criada uma parceria entre as Secretarias de Políticas para as Mulheres, da Educação, da Cultura e da Coordenação de Juventude, através da Secretaria de Relações Institucionais, buscando uma maior articulação e garantindo o alinhamento entre os debates teóricos, as políticas públicas e as ações educativas.


Acesse o vídeo da campanha aqui: Oxe, me respeite nas escolas


Recomendar esta página via e-mail: