• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

07/07/2023 16:00

SPM e SEC convidam a Ministra da Mulheres e o Governador para o lançamento do projeto: “Oxe, Me Respeite – Na Escola”

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), em parceria com a Secretaria de Educação, promove o lançamento do projeto “Oxe, me Respeite – Na Escola”, com a presença da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e do Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues. A atividade é no dia 13 de julho.

“Educar é a forma de evitar as violências futuras e descobrir as agressões de gênero no presente, podendo socorrer a menina e a adolescente em suas necessidades, bem como, formar os meninos e jovens para uma visão igualitária e feminista da sociedade”, explica a Secretária de Políticas Publicas das Mulheres, Elisangela Araújo, e por isso o projeto “Oxe, me respeite – Na Escola” é tão importante e irá contemplar, além dos alunos e alunas da escola pública, toda a comunidade escolar (gestores, professores, funcionários, pais e todos que estão no cotidiano do colégio).

A campanha “Oxe, Me Respeite – Na Escola” pretende promover práticas educativas que ampliem o pensamento crítico e os questionamentos de normas sociais geradoras das desigualdades de gênero e das violências advindas dessas relações, de modo a construir sistemas culturais mais justos e humanizados através do engajamento da comunidade escolar, contribuindo com políticas de prevenção a violência contra a mulher. Serão distribuídos materiais de sensibilização e conscientização sobre o tema, como ventarolas, adesivos, marcadores de livro, cartilhas e materiais digitais.

Com a reformulação da campanha, o projeto terá atividades interativas de duração de 3 meses, a ideia é chegar aos 27 territórios de identidade até 2024. Novas temáticas também serão agregadas à discussão sobre gênero como racismo ambiental, a dignidade menstrual, a gordofobia, homofobia, entre inúmeros outros temas pautados pela juventude.

Para a realização do projeto, foi criada uma parceria entre as Secretarias de Políticas para as mulheres, da Educação, da Cultura e da Coordenação de Juventude, através da Secretaria de Relações Institucionais, buscando uma maior articulação e garantindo o alinhamento entre os debates teóricos, as políticas públicas e as ações educativas.

 

Lançamento “Oxe, me respeite – Na Escola”

Quinta, dia 13/07

Local: Auditório da UNEB - Cabula

 

Fonte: Ascom/SPM-BA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.