• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Dignidade Menstrual

dignidade

A dignidade menstrual é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma ação de saúde pública e de direitos humanos. O acesso aos absorventes é indispensável para garantia dos direitos sexuais e reprodutivos, além de ser uma maneira de assegurar o direito à autonomia corporal e a autodeterminação para pessoas que menstruam, conforme o relatório Pobreza Menstrual no Brasil, produzido pelo UNICEF. Segundo a ONU, estima-se que uma em cada dez meninas, no mundo, falte às aulas quando estão menstruadas por não ter produtos de higiene específicos.

Em 2023, A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) lançou a campanha “Dignidade Menstrual, Diga SIM!” para atender as necessidades das mulheres e jovens baianas e reduzir a pobreza menstrual.

Nessa etapa, a SPM-BA contou com o apoio da Federação Baiana de Futebol (FBF) para recolher absorventes durante os jogos do Bahia na Arena Fonte Nova e mobilizar torcedores, torcedoras e jogadores para a causa. Também foi realizado um trabalho de orientação sobre dignidade menstrual e violência de gênero, entrega de panfletos e abertura de duas faixas educativas durante o jogo.

A campanha “Dignidade Menstrual, Diga SIM!” começou em março no show Elas à frente na Concha Acústica do TCA e já arrecadou mais de 1.200 pacotes de absorventes, que foram doados para o coletivo de mulheres e centro de referência de atendimento as mulheres vítimas de violência doméstica.

Além disso, junto com a Secretaria de Educação (SEC), a SPM-BA mantém um projeto de distribuição de absorventes nas escolas. O objetivo é reduzir a pobreza menstrual no estado por meio da distribuição dos absorventes para pessoas em condição de pobreza/extrema pobreza e, além disso, realizar processos formativos com a comunidade escolar.

Recomendar esta página via e-mail: