• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

25/07/2016 11:20

Programa de rastreamento do câncer de mama atende em Irajuba, Nova Itarana e Acajutiba

Fonte: Secom Bahia

Começa nesta segunda-feira (25) mais uma ação do programa itinerante da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, nos municípios de Irajuba e Nova Itarana, na região de Jequié; e Acajutiba, na região de Alagoinhas.

De acordo com a Diretoria de Programas Estratégicos (Dipro), nesses três municípios, 1.916 mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, estão aptas a realizar os exames de mamografia. De acordo com o diretor da Dipro, Ivonildo Dourado, essa faixa de idade é preconizada pelo Ministério da Saúde como sendo a de maior risco para a doença.

Em Irajuba, a unidade móvel estará estacionada de 25 a 27 de julho, no centro da cidade, na Praça Santo Antônio. Em Nova Itarana, o ônibus, equipado com consultórios e equipamento para a realização do exame, ficará estacionado, de 25 a 28 desse mês, na Praça da Bandeira, em frente à Academia da Saúde. Já em Acajutiba, a unidade móvel vai estacionar na rua atrás do Fórum, de 25 a 30 de julho.

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.