06/06/2017 09:00

Rastreamento do Câncer de Mama atende em Campo Alegre de Lourdes e Sento Sé

Na segunda-feira (5), o programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama iniciou o atendimento em Campo Alegre de Lourdes, onde permanece até o dia 20, e em Sento Sé, onde continua até o dia 19. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) estima que 3.299 mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos estão aptas, nos dois municípios, para a realização de mamografia, exame que detecta precocemente o câncer de mama.

Para serem atendidas, as mulheres devem apresentar a carteira de identidade (RG), Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Em Campo Alegre de Lourdes, a unidade móvel - onde é feito o exame - fica estacionada na Praça Abdias, no bairro de Joaquim Antunes. Já em Sento Sé, a unidade estaciona na Praça Juvêncio Alves, nas proximidades da Prefeitura Municipal. O atendimento é realizado das 7h até as 18h.

O Saúde sem Fronteiras é um programa do Governo do Estado, por meio da Sesab, que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será feito em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. O programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Ascom Sesab