08/06/2017 11:30

Em passagem por Vitória da Conquista, titular da SPM se reúne com delegadas da DEAM

Na quarta-feira (07), a secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, esteve no município de Vitória da Conquista para proferir palestra durante a realização da Conferência de Saúde das Mulheres Macrorregional Sudoeste. Antes, a titular da SPM visitou a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), quando conversou com as delegadas Decimária Cardoso e Iara Gardênia Rocha sobre a situação da unidade.

A secretária Julieta Palmeira solicitou a reunião para saber quais as demandas da delegacia e como tem acontecido o atendimento às mulheres que procuram a unidade. Falou também que é fundamental que o movimento de mulheres da cidade mobilize a população para o enfrentamento à violência contra as mulheres, que conta com índices altos.

De acordo com a delegada Decimária Cardoso, trabalhar com violência doméstica na cidade é um grande desafio, pois muitas vezes o Judiciário não tem sensibilidade para atuar no tema. Mas, ela ressalta que a rede de atendimento ganhou força com a implantação de Vara Especializada e com a inauguração, ainda esse mês, da Ronda Maria da Penha em Vitória da Conquista, iniciativa importante, pois muitos não respeitam a medida protetiva.

A delegada chamou a atenção para a necessidade em capacitar agentes públicos, pois muitos não sabem como agir com mulheres que sofreram algum tipo de violência. A secretária se comprometeu em colaborar com a capacitação no município.

Participaram da reunião, ainda, a delegada Rosilene Corrêa, a responsável pela Ronda Maria da Penha na cidade, capitã Débora Brito, as vereadoras Nildma Ribeiro e Viviane Sampaio e as integrantes da União de mulheres de Vitória da Conquista, Elisabete Rodrigues e Lídia Rodrigues.