• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

27/06/2017 14:30

SPM-BA sedia reunião do Comitê de Governança da Operação Ronda Maria da Penha

Representantes da rede de atenção à mulher em situação de violência que integram o Comitê de Governança da Operação Ronda Maria da Penha se reuniram na sede da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), na tarde de segunda-feira (26). Foi o primeiro encontro do ano do comitê, que tem como objetivo monitorar os resultados da Operação, que atende às mulheres com medida protetiva decretada pela Justiça.

Durante o encontro foi feita uma apresentação dos dados gerais dos atendimentos feitos pela Operação Ronda Maria da Penha (ORMP) e de ações dos órgãos que compõem a ccomitê. Na ocasião, foi discutida a ampliação da Operação Ronda Maria da Penha, além de metodologias de atuação e estruturação da Ronda a nível estadual.

Participaram da reunião a Secretária da SPM-BA, Julieta Palmeira; a Chefe de Gabinete da SPM-BA, Karla Ramos; a major da Polícia Militar da Bahia e comandante da ORMP, Denice Santiago; a Promotora de Justiça e Coordenadora do Grupo de Atuação em Defesa das Mulheres (Gedem), Lívia Vaz; o Defensor Público, Rodrigo Assis; a representante do Departamento de Polícia Técnica, Ana Maria Soares Rolim; o representante da Superintendência de Prevenção à Violência da Secretaria de Seguranpa Pública, Cesar de Sá, além das estagiarias da ORMP Lucilia Dionizia, Renata Sena, Rafaela Santos e a Assessora Técnica da SPM-BA Aline Moreira.

A Ronda

A ORMP prevê cooperação mútua entre as secretarias estaduais de Política para as Mulheres e de Segurança Pública, a Defensoria Pública, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça com o intuito de integrar as ações e promover a capacitação de policiais militares que atuam na ronda.

A parceria possibilita a qualificação dos serviços de atendimento, apoio e orientação nas ocorrências policiais envolvendo mulheres em situação de violência doméstica, além de contribuir para a prevenção e o enfrentamento da violência ao acompanhar o cumprimento das Medidas Protetivas e agilizar o encaminhamento das mulheres para o atendimento na rede de atenção.

A Ronda Maria da Penha foi criada há dois anos, em março de 2015, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, onde fica a sede da unidade na capital. Outros cinco municípios contam com a ORMP: Paulo Afonso, Serrinha, Juazeiro, Feira de Santana e este mês chegou a Vitória da Conquista.


Ascom SPM-BA
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.