18/07/2017 13:30

Caravana Respeita as Mina vai a Presidente Tancredo Neves

Em comemoração ao mês dedicado às mulheres afro-latino-americanas e caribenhas, a Caravana Respeita as Mina visitará três municípios agora em julho. O primeiro será Presidente Tancredo Neves, a 251 quilômetros de Salvador. A caravana desembarca na cidade nesta quarta-feira (19), às 8h, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A Caravana, formada por técnicas da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), realiza oficinas de capacitação para a rede de atenção à mulher em situação de violência, além de estudantes da rede pública e representantes da sociedade civil. A proposta é engajar esses setores na luta contra a violência às mulheres, buscando o fortalecimento da rede de atenção e também a sensibilização da população local para a questão do machismo e suas consequências.

Município com população estimada em pouco mais de 27 mil habitantes, Presidente Tancredo Neves está entre os 100 com maiores taxas de assassinatos de mulheres no país, segundo o último Mapa da Violência divulgado em 2015. É o 13º município da Bahia e o 68º do país com maior taxa de homicídio de mulheres.

A Caravana Respeita as Mina é uma ação itinerante promovida pela SPM-BA em parceria com o Instituto Avon e apoio da ONU Mulheres e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher da Bahia (CDDM). Em Presidente Tancredo Neves, o projeto caravana tem parceria com a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social.

Semana que vem, a caravana desembarca em Valença, também no centro-sul baiano, e em Juazeiro, no norte do Estado. Este ano já foram realizadas cinco caravanas nos municípios de Mata de São João, Simões Filho, Lauro de Freitas, Alagoinhas e Feira de Santana.