• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

03/08/2017 15:00

Bahia registra oito casos de feminicídios em julho

No mês de julho, a Bahia registrou oito casos de feminicídio. Os dois últimos aconteceram no dia 31. No distrito de Rio de Engenho, em Ilhéus. Monique Brito de Souza, 29 anos, foi assassinada pelo ex-companheiro Robson Figueiredo Oliveira porque ele não aceitava o fim do relacionamento. Ela foi arrastada para um terreno baldio, onde foi esfaqueada até a morte.

O namorado da vítima, Raimundo Santos Silva, estava no momento e tentou impedir a ação. Ele também foi atingido por golpes de faca, mas não teve ferimentos graves e o estado de saúde é estável. O suspeito foi preso em flagrante, pela Polícia Militar, e passou por audiência de custódia na manhã da quarta-feira (2). Em seguida, foi levado para o presídio.

O outro caso aconteceu no município de Dias D'Ávila, Região Metropolitana de Salvador. Daniela Vaz Ribeiro, 20 anos, foi baleada em várias partes do corpo pelo companheiro Danilo Dias Melo, 21 anos. O crime aconteceu na casa em que residiam e na frente dos quatro filhos de Daniela. O suspeito está preso e foi autuado por feminicídio. 

A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) se solidariza com a família e acompanha o caso. A titular da pasta, Julieta Palmeira, lamenta mais um caso de feminicídio e reafirma a importância de que crimes como esse serem tipificados como feminicídio, pois prevê penas mais duras que podem ser ampliadas em caso de agravante.

A lei do feminicídio, sancionada há dois anos, alterou o código penal incluindo essa nova modalidade para o homicídio qualificado. O feminicídio é um crime de ódio baseado no gênero.

Outros casos

No dia 20, em Feira de Santana, Risoleta de Alencar, 30 anos, estava grávida de seis meses e foi morta pelo companheiro Teódulo Ferreira dos Santos, 33 anos, na frente do filho de um ano e seis meses. Já em 17 de julho, Maria Aparecida da Hora, 30 anos, foi assassinada na frente do filho, em Juazeiro. O suspeito é o ex-companheiro Valdemir Ferreira, que está foragido.

Ana Carla da Silva, 16 anos, foi encontrada morta em uma Casa de Farinha na zona rural de Curaçá, no dia 17. O suspeito é o pai da jovem, Carlos Alberto, de 44 anos. No dia 11 deste mês, Luana Fernandes Hungria, 24 anos, foi baleada pelo ex-namorado com dois tiros na garagem de casa, no bairro do Uruguai, em Salvador. A jovem chegou a ser socorrida, mas não resistiu.

A polícia encontrou o corpo da adolescente Adriele Santos Souza, 16 anos, no dia 08. Ela foi assassinada a facadas e enterrada no quintal da casa em que morava com o companheiro, em Correntina, no oeste da Bahia. Ele confessou o crime. No dia 02, Dominique Miranda Viana, 15 anos, foi morta a facadas em Arraial da Ajuda, Porto Seguro, pelo ex-namorado.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.