• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

01/03/2018 09:00

SPM-BA divulga principais atividades do Março Mulheres

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia realiza uma série de atividades para marcar o Março Mulheres, mês dedicado à luta das mulheres por equidade de gênero. Na abertura da programação, a secretária da SPM-BA, Julieta Palmeira, representará o governador Rui Costa na sessão especial “Mulheres e Democracia”, nesta quinta-feira (01), no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Na ocasião, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançará o livro “O golpe na perspectiva de gênero”, de autoria da professora-doutora Linda Rubim e da jornalista Fernanda Argôlo.

No dia 07 de março, a SPM-BA promove um ato unificado no auditório Jorge Calmon, da ALBA, em parceria com a Secretaria da Administração (SAEB) voltado para servidores e servidoras do Estado da Bahia. A mestra em Direito do Trabalho e Relações Internacionais, Carla Bracchi, faz palestra sobre “Machismo e Assédio no ambiente de trabalho”, que tem como objetivo sensibilizar os servidores e servidoras para a necessidade de respeito mútuo entre homens e mulheres no ambiente de trabalho e institucional. No dia 08 de março, a SPM-BA cumpre agenda na Região Metropolitana de Salvador e à tarde participa de agenda organizada pelos movimentos sociais.

Como parte da programação, a SPM-BA e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) assinam um Termo de Cooperação Técnica para capacitação de servidores e servidoras da Polícia Civil com recorte de gênero, violência contra as mulheres e legislações conexas ao assunto. A capacitação inclui profissionais das delegacias comuns e especializadas. A medida vai contribuir para um melhor acolhimento às mulheres em situação de violência e também para uma tipificação adequada dos casos de feminicídio, previsto em lei. A legislação que trata do crime de feminicídio entrou em vigor apenas há três anos.

As atividades em comemoração do Março Mulher serão encerradas com a solenidade de assinatura do Termo de Colaboração com os representantes das 13 entidades que tiveram projetos selecionados no Edital Março Mulheres 2018. Na solenidade haverá também o lançamento de uma publicação inédita sobre o perfil das mulheres chefas de família na Bahia, em parceria com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O evento está previsto para o dia 28 de março, em local a ser divulgado.

PROGRAMAÇÃO
01.03 – Sessão especial “Mulheres e Democracia”
Local: Assembleia Legislativa
Hora: 14h30

07.03 – Ato Unificado – Palestra “Machismo e assédio sexual no ambiente de trabalho”
Local: Assembleia Legislativa (auditório Jornalista Jorge Calmon)
Hora: 9h
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.