• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

25/04/2018 15:00

Empresas são premiadas por criarem mais oportunidades para as trabalhadoras

Doze companhias signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), estabelecidos pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global, foram premiadas como as melhores empresas para as mulheres trabalharem pela GPTW Mulher 2018 (Great Place To Work): Laboratório Sabin, IBM, Itaú Unibanco, DELL Computadores do Brasil, Magazine Luiza, Mapfre Seguros Gerais S.A., McDonalds, Banco Santander, Accenture, Atento, Whirlpool e Pandora do Brasil. Com apoio da ONU Mulheres, a segunda edição da premiação reconheceu, em 27 de março, as 40 companhias que mais criam oportunidades para que as mulheres possam desenvolver uma carreira e chegar aos postos de liderança.

“Precisamos prosperar sem deixar a maioria da população para trás. Estamos diante de problemas complexos e precisamos nos unir para dar conta desse desafio. Para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres, as empresas não competem, mas se complementam. Isso é bom para os negócios, para garantia dos direitos humanos e para o desenvolvimento do país”, considerou a gerente de programas dos Princípios de Empoderamento das Mulheres na ONU Mulheres, Adriana Carvalho.

Melhores empresas para as mulheres – As 300 companhias participantes do GPTW Mulher 2018 empregam, aproximadamente, 1.2 milhões de funcionários e funcionárias. A maioria das empresas premiadas é do setor financeiro, de biotecnologia e farmacêutico. As mulheres são CEOs em 25% dessas companhias.

As mulheres são 60% do quadro geral das 40 empresas reconhecidas e ocupam 49% dos cargos de gerência e/ou supervisão, enquanto os homens são 51% nas mesmas posições. A lista evidencia que o equilíbrio de gênero não alcança alta gerência (vice-presidência, diretoria e CEOs), postos em que a predominância continua masculina: 74% são ocupados por homens e 26% por mulheres. “A diferença está diminuindo, mas muito devagar. Os números mostram que o que já foi realizado pela igualdade nas empresas ainda não é suficiente. Ainda temos muito chão para percorrer”, estimou Daniela Diniz, diretora de conteúdo e eventos do GPTW.

Great Place To Work (GPTW) – A GPTW – Great Place to Work, em português Melhores Lugares para Trabalhar, é uma das empresas signatárias dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) e responsável pela realização da pesquisa GPTW Mulher, que identifica as empresas que promovem oportunidades iguais e dão condições para as mulheres ascenderem profissionalmente. Presente em 53 países do mundo, a consultoria internacional estimula as organizações a identificar, criar e manter excelentes ambientes de trabalho.

Plataforma WEPs – Os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs na sigla em Inglês), propostos pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global, estabelecem sete princípios para que a comunidade empresarial agregue aos negócios valores e práticas voltadas à equidade de gênero e ao empoderamento de mulheres.

Signatárias dos WEPs premiadas no GPTW Mulher 2018

Grandes empresas

1º – Laboratório Sabin

4º – IBM Brasil

5º – Itaú Unibanco

7º – Dell Computadores do Brasil

9º – Magazine Luiza

10º – Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre (Mapfre Seguros Gerais S.A.)

11º – McDonald’s

12º – Banco Santander

14º – Accenture do Brasil

16º – Atento Brasil

18º – Whirlpool

Médias empresas

2º – Pandora do Brasil


Fonte: ONU Mulheres
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.