18/06/2018 18:50

Mulheres lotam plenário da Alba em comemoração aos sete anos da SPM-BA

Uma sessão especial marcada pela participação maciça das mulheres celebrou os sete anos da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), nesta segunda-feira (18). O plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) ficou lotado de representantes de movimentos sociais e de mulheres, autoridades, estudantes e parceiras da SPM-BA que marcaram presença no evento.

Convocada pela Bancada Feminina e a Comissão dos Direitos da Mulher da Alba, a sessão foi aberta com sete cantoras entoando o Hino Nacional: Aiace, Clécia Queiroz, Juliana Ribeiro, Manuela Rodrigues, Matildes Charles, Marilda Santana e Marcia Short, numa referência aos sete anos de criação da SPM. A sessão teve, ainda, a participação das bandas Didá e Mulherada.

A presidência da Bancada Feminina da Alba presidiu a sessão e destacou em seu discurso as mulheres que aceitaram o desafio de construir a SPM, com determinação e coragem, e que seguem na luta especialmente no momento atual, de retração das políticas públicas e de redução do orçamento destinado às ações de enfrentamento à violência contra as mulheres por parte do governo federal. ‘As mulheres estão denunciando, fazendo a resistência e assumindo um protagonismo fundamental em todos os espaços”.

Para a SPM-BA celebrar  o aniversário da SPM foi importante para marcar a luta das mulheres, os avanços e conquistas da secretaria e também ressaltar os desafios de implementar políticas estruturantes que garantam a equidade de gênero, garantindo a maior participação das mulheres nas ciências, nos espaços de decisão, na política.

Homenagens

Na ocasião, a SPM-BA foi homenageada com um quadro da artista plástica baiana Edíria Carneiro, intitulado “As sem teto – a miragem”. A obra foi oficialmente doada pelo filho de Edíria, o engenheiro e também artista plástico João Amazonas Filho. A atual titular da SPM presenteou com uma réplica, do mesmo quadro, as duas ex-secretárias da SPM-BA, em reconhecimento ao trabalho de ambas à frente da instituição.

Representando as mulheres atendidas por projetos da SPM-BA, a marisqueira Rita Pires agradeceu à parceria com as marisqueiras do Baixão do Guaí e Capanema, em Maragojipe. “Recebemos da SPM equipamentos como roupas apropriadas, botas, frezeres”, destacou Rita, beneficiada com o Projeto Marisqueiras com Orgulho, Quilombolas para Sempre.
Participaram também da sessão representantes das instituições que integram a rede de atenção à mulher em situação de violência, a exemplo do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público, Ronda Maria da Penha, além de prefeitas, deputadas e vereadoras.

Após a sessão, a SPM-BA lançou o livro “Mulheres: diversidade e direitos humanos”, uma parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos, vinculada ao Ministério da Justiça e Cidadania. O livro reúne seis artigos que abordam diferentes dimensões envolvidas na violência contra as mulheres. São tratadas questões como autonomia e empoderamento, tráfico humano, racismo e sexismo e direitos das mulheres. O livro, distribuído gratuitamente, foi autografado pelas autoras.