• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

30/09/2019 14:10

Respeita as Mina – Litoral Sul encerra etapa com seminário e lançamento de revista em Itacaré

Representantes de governos e instituições de 11 municípios do Sul da Bahia participaram do seminário de encerramento de uma etapa do projeto Respeita as Mina - Litoral Sul, na sexta-feira (27).Na ocasião, houve o lançamento da revista da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), no hotel Ecoporã em Itacaré.


Fruto de Emenda Parlamentar, o projeto surgiu da necessidade de ampliar as ações em todo o estado. “À época, o deputado federal Davidson Magalhães aceitou nossa proposta. Inicialmente era um projeto chamado Confiança, depois veio o nome Respeita as Mina, que envolve todas as iniciativas e viraram esse grande guarda-chuva, que são essas ações”, disse a secretária da SPM, Julieta Palmeira.

A titular destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Respeita as Mina Litoral Sul, sob a coordenação da psicopedagoga Kaliana Fontes. “É um projeto que não termina aqui, porque essas ações são motivadoras para que a gente possa promover a grande união entre as diversas instâncias da sociedade e do governo para o enfrentamento à violência e o desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres”, acrescentou.


A comandante da Ronda Maria da Penha, Major PM Denice Santiago,  destacou a interiorização da capacitação de agentes que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher como uma das principais contribuições do projeto.

“Um problema que tínhamos era como interiorizar isso, como ir às cidades distantes da capital, esse projeto traz essa possibilidade de estar em uma cidade do interior do Estado dialogando e discutindo, capacitando pessoas para atuar no enfrentamento da violência contra a mulher”, enfatizou Denice.


Para a secretária de Assistência Social de Itacaré, Sirlândia Lyrio de Oliveira,  o projeto possibilitou ações socioeducativas que contribuem para o empoderamento da mulher, a crescente conscientização das mulheres.


Entre outubro de 2017 e setembro 2019, o Respeita as Mina – Litoral Sul visitou 26 municípios, sensibilizou cerca de 5 mil homens e mulheres da sociedade civil e juventude e capacitou, em média, 1.500 agentes da rede de assistência de enfrentamento à violência contra a mulher.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.