14/10/2019 16:20

ONU Mulheres e UNOPS assinam acordo para fortalecer atuação conjunta no Brasil

A ONU Mulheres Brasil e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) assinaram um acordo para fortalecer a colaboração em suas atividades a favor da igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres no Brasil. O documento foi assinado em São Paulo, na quinta-feira (10/10), pela representante interina da ONU Mulheres, Ana Carolina Querino, e a representante do UNOPS no país, Claudia Valenzuela. A assinatura se deu no contexto da primeira missão ao Brasil da diretora regional da ONU Mulheres para as Américas e o Caribe, Maria-Noel Vaeza, que foi testemunha de honra.

No Brasil, a ONU Mulheres e o UNOPS já desenvolvem ações em conjunto. Uma delas é a campanha digital #mulheresnainfra, realizada desde março nas redes sociais. Seu objetivo é chamar a atenção para a atuação de mulheres profissionais na área de infraestrutura e informar sobre como o investimento em infraestrutura pode contribuir para promover a igualdade de gênero.

Além disso, as organizações têm previsto para este ano o lançamento de um material com diretrizes para o planejamento de parques com enfoque de gênero, que contempla os temas infraestrutura e Parcerias Público-Privadas (PPPs). O material está sendo elaborado a partir de experiência no município de Porto Alegre.

Reforço da parceria – O acordo no Brasil segue um documento regional firmado em agosto pela ONU Mulheres e pelo UNOPS, no Panamá. Seu objetivo é facilitar a implementação de ações conjuntas, o desenvolvimento de capacidades e o intercâmbio de boas práticas para fortalecer a incorporação da perspectiva de gênero e a paridade de ambas as agências e de suas respectivas atividades no Brasil.

O empoderamento das mulheres aparece como uma questão-chave e transversal na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e é um elemento indispensável promover o acesso aos direitos humanos de mulheres e meninas e impulsionar o progresso em cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Notavelmente, o ODS 9 tem como um de seus objetivos “desenvolver infraestrutura confiável, sustentável, resiliente e de qualidade, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, com ênfase especial no acesso equitativo e acessível para todas e todos”.

Durante a reunião, a diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe – que já ocupou o mesmo posto no UNOPS – e a representante no Brasil conversaram sobre o portfólio do UNOPS no Brasil e as possíveis áreas de cooperação baseadas no acordo regional e em parcerias realizadas em outras regiões do mundo, como a Ásia. Lá, as duas agências elaboraram guias sobre como incluir a perspectiva de gênero em distintos setores da infraestrutura.

De acordo com Maria-Noel Vaeza, “as guias produzidas na Ásia são poderosos instrumentos para dar concretude à parceria que se inicia na região e no Brasil”. Destacou, ainda, a capacidade e expertise da ONU Mulheres “pode contribuir de forma criativa e acrescentar valor agregado às ações planejadas no país de forma a levar as preocupações e desafios enfrentados pelas mulheres, potencializando as soluções em infraestrutura”.

Segundo a representante do UNOPS, Claudia Valenzuela, “muitas vezes, as necessidades de mulheres e meninas não são incorporadas nos projetos de desenvolvimento e infraestrutura, o que afeta seu o pleno exercício de direitos, bem como sua capacidade de contribuir igualmente para a sociedade”. De acordo com ela, isso explica a importância de UNOPS e ONU Mulheres trabalharem cada vez mais próximos.

Fonte: ONU Mulheres