• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

12/05/2021 12:40

SPM-Bahia 10 anos: Casas de Farinha levam Inclusão e autonomia para trabalhadoras rurais

Em comemoração aos 10 anos da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) , durante todo o mês de maio serão divulgados os principais projetos desenvolvidos pela pasta numa retrospectiva de ações que têm contribuído para a transformação da vida de mulheres baianas. O ponta pé inicial é com o Projeto Casa de Farinha Móvel, que tem promovido a inclusão sócio produtiva e a autonomia econômica de trabalhadoras rurais e quilombolas.

Realizado por meio de Emendas Parlamentares ou do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), o projeto Casa de Farinha Móvel é desenvolvido desde a implantação da SPM, há dez anos. Já na primeira gestão foram entregue sete unidades. Entre 2015 e 2020 foram entregues outros 15 equipamentos, beneficiando um total de duas mil mulheres. Entre as localidades beneficiadas estão Amélia Rodrigues, Boa Vista do Tupim, Boninal, Camaçari, Cruz das Almas, Caetité, Jacobina, Paulo Brasil, Seabra, Sento Sé, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista .

Os equipamentos compõem uma micro indústria integrada, para o beneficiamento da mandioca na produção de farinha e demais derivados. O plano atende organizações agrícolas, assentamentos de reforma agrária, comunidades quilombolas, de terreiros e indígenas, lideradas por mulheres por meio da entrega do equipamento e capacitação para o uso dos maquinários.

Nas capacitações as assessoras técnicas da pasta promoveram a formação das trabalhadoras em questões sobre conteúdos organizacionais, gestão e controle do empreendimento  com o objetivo de promover a qualificação e possibilitar a ampliação da capacidade produtiva. Na ocasião elas ainda dialogam sobre questões de gênero, preparando as mulheres para uma atuação cidadã no enfrentamento às desigualdades e, principalmente, à violência doméstica e familiar. A qualificação dessas trabalhadoras para a gestão e controle dos empreendimentos vem possibilitando o fortalecimento das lideranças femininas nas localidades contempladas.

As Emendas Parlamentares que possibilitaram o desenvolvimento do projeto em alguns dos municípios beneficiados foram de autoria de Alice Portugal (PCdoB), Daniel Almeida (PCdoB), Eronildes Carvalho, a Tia Eron (Republicanos) e  Lídice de Mata (PSB) .

 

Ascom SPM-Bahia

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.