• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

18/05/2021 15:40

SPM-Bahia 10 anos: Projeto Quem Ama Abraça já atendeu mais de 19 mil estudantes

Neste mês, quando a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) comemora 10 anos de sua implantação, os projetos e ações desenvolvidos ao longo da década estão sendo apresentados em uma série de reportagens. Hoje é a vez do ‘Projeto Quem Ama Abraça – Fazendo Escola’, que tem contribuído para a transformação de estudantes e professoras (es) do 2º ciclo do ensino fundamental na rede estadual de ensino.

O Quem Ama Abraça foi criado em 2016, numa iniciativa da SPM-BA em parceria com a Secretaria da Educação (SEC). Nestes cinco anos de existência, o projeto já atendeu mais de 255 escolas em 15 territórios de identidades da Bahia, alcançando mais de 1.346 docentes e mais de 19.405 alunas (os). Em 2021, por conta da pandemia da Covid-19, os encontros passaram a acontecer virtualmente. Mesmo com o distanciamento social, mais de 1.700 alunos e 16 professores foram contemplados pelo programa.

O projeto tem por objetivo promover a inclusão dos temas relacionados a gênero e enfrentamento à violência contra as mulheres na educação de alunas e alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais. Durante os encontros, professores também são orientados sobre a Rede de Enfretamento à Violência contra as Mulheres, como agir para combater as violências de gênero nas escolas, a quem recorrer e as formas de encaminhamento dos alunos para esses órgãos e como a Rede pode auxiliar na prevenção dessas violências.

LIVES

Com o distanciamento social e o fechamento das escolas, consequências da pandemia da Covid-19, os encontros do Quem Ama Abraça passaram a ser virtuais e transmitidos pelas redes sociais da SPM-BA.  Desde então, formam realizadas oito lives que alcançaram mais de 7.221 pessoas, através das páginas no Facebook e YouTube da SPM-BA.

Neste período, foram abordados temas como combate às violências, sensibilização dos jovens nas escolas, debate sobre gênero, o papel da escola na prevenção e enfretamento a violência, e o machismo no ambiente escolar.

Ascom SPM-Bahia

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.