• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

26/07/2021 10:00

Projeto Fala Menina debate o combate ao machismo e ao racismo nas redes digitais

A edição virtual reúne a estudante carioca Fatou Ndiaye e a jornalista baiana Ashley Malia em live no dia 27 de Julho, às 16 horas, com transmissão pelas redes sociais da SPMBahia

As influenciadoras digitais Fatou Ndiaye e Ashley Malia são as convidadas da quinta edição do Projeto Fala Menina, com transmissão pelas redes sociais da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), na próxima terça-feira (27), às 16 horas. Realizado pela SPM em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), o projeto faz parte da programação do Julho Respeita as Pretas, em comemoração ao Dia das Mulheres Negras, Afro-Latino-Americanas e Caribenhas, e tem o apoio da Secretaria da Educação (SEC).

Com o tema “As Mina nas Redes – Vozes contra o Machismo e o Racismo”, o “Fala Menina 2021” vai abordar a utilização da internet como ferramenta para ampliar o debate feminista e antirracista a partir da representatividade de jovens mulheres negras nas redes sociais. “É uma oportunidade de discutirmos com os jovens as desigualdades de gênero e raça, a violência contra as mulheres, o uso da internet no enfrentamento do machismo e racismo com a participação de convidadas inspiradoras”, disse Julieta Palmeira, titular da SPM-BA.

As convidadas

Fatou NDiaye

A estudante carioca Fatou Ndiaye, 16 anos, se tornou conhecida em maio do ano passado depois de sofrer racismo por colegas do Colégio Franco-Brasileiro, um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro, onde estudava desde os cinco anos. Fatou foi alvo de mensagens racistas dos colegas, divulgadas em um grupo de whatsapp. Ao tomar conhecimento, a estudante não se calou, denunciou os colegas, saiu da escola e se tornou influenciadora digital divulgando conteúdos antirracistas. Recentemente fundou a empresa Afrika Academy que oferece consultoria em diversidade. Em dezembro de 2020, Fatou foi eleita carioca do ano junto com outras nove personalidades por uma revista de circulação nacional.

Ashley Malia

A jornalista e escritora baiana Ashley Malia, 24 anos, é criadora do perfil Papo Afro, voltado para o diálogo sobre vivências pretas. Na internet fala sobre questões raciais e feministas, literatura, autoestima, ‘lifestyle’, para um público majoritariamente negro e feminino. Em 2010, Ashley foi homenageada pela Câmara Municipal de Salvador com o Prêmio Maria Felipa, pelo trabalho na internet em prol da comunidade negra.

Adriele do Carmo (mediadora)

Adriele do Carmo é Relações Públicas, especialista em Comunicação e Diversidades Culturais, produtora cultural e poeta. Ativista, tem atuado pela democratização da cultura e comunicação com projetos como Belezas Crespas e Portal Nordesteusou. Publicou duas antologias e um livro solo, além de produzir saraus literários e seminários com foco em temáticas como raça, gênero e sexualidade.

Sobre o projeto

O Projeto Fala Menina foi lançado em 2016 com o objetivo de debater, com estudantes do ensino médio, especialmente da rede pública, temáticas atuais referentes ao empoderamento feminino a partir de vivências e trajetórias de personalidades convidadas. A primeira edição foi realizada no Centro Cultural Plataforma com a participação, a jornalista, empresária de ativista baiana Monique Evelle, a cantora  Lellezinha e a estudante Elis Sodré, da União dos Estudantes da Bahia.

No ano seguinte, o projeto foi realizado no Colégio Severino Vieira com a participação de Larissa Luz, da advogada e empresária dos racionais MC, Eliane Dias, e da estudante baiana MC Nutella. Em 2019 foi a vez do Colégio Central sediar o projeto com a participação da rapper paulista MC Sofia e em 2020, a historiadora e rapper Preta Rara foi a convidada da edição realizada no Colégio Thales de Azevedo com a participação do Coletivo Crespo, do Colégio estadual Rômulo Almeida.

 

Serviço

O quê: Projeto Fala, Menina!

Quando: 27 de Julho, às 16h

Transmissão: Youtube e Facebook da Spmbahia

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.