26/07/2021 16:00

SPM-BA entrega Casa de Farinha Móvel para comunidade indígena

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) entregou na tarde desta segunda-feira (26) uma Casa de Farinha Móvel para a aldeia indígena Igalha, no município de Ilhéus, distante a 454 quilômetros de Salvador. A titular da SPM-BA, Julieta Palmeira, assinou o termo de concessão do equipamento para a Associação Cultural e Ambientalista dos Índios Tupinambás de Olivença. O equipamento irá beneficiar cerca de 300 famílias de três aldeias da região.

Além da secretária da SPM-BA, Julieta Palmeira, estiveram presentes no ato de entrega o vereador Cláudio Magalhães; o cacique da aldeia Igalha, Sussuarana Morubixaba Tupinambá; a primeira Cacica do povo Tupinambá, Valdelice Gemopoti; as lideranças do povo Tupinambá, Edna Juerana e Sueli Araponga, entre outras lideranças indígenas e políticas da região.

A secretária da SPM-BA destacou a importância da entrega deste equipamento para a autonomia e o empoderamento feminino, além do fortalecimento da luta das mulheres. "As mulheres indígenas são símbolo de resistência e de luta. Elas participam ativamente da luta pelas demarcações das terras indígenas. E no dia a dia, são as guerreiras trabalhadoras."

A líder indígena Edna Juerana, uma das muitas mulheres que serão beneficiadas, falou sobre a importância da Casa de Farinha para as mulheres Tupinambás. "Esse equipamento representa renda para todas as mulheres. A Casa de Farinha vai facilitar bastante a nossa produção. Ela é muito importante, veio em boa hora e será muito bem vinda para todas as mulheres das nossas aldeias."