• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

07/12/2021 10:40

SPM-BA entrega duas Casas de Farinha Móveis para quilombolas do sudoeste baiano

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) entregou duas Casas de Farinha Móveis neste final de semana para comunidades quilombolas dos municípios de Vitória da Conquista e Candiba, no Sudoeste baiano. Os atos, viabilizados por meio de Emenda Parlamentar da deputada federal Eronildes Vasconcelos, contaram com a participação da titular da SPM-BA, Julieta Palmeira.

Em Vitória da Conquista, o equipamento foi destinado à Associação de Lideranças Quilombolas da Comunidade Lagoa dos Patos e Região, beneficiando 56 famílias da comunidade. Em Candiba, a Casa atenderá à comunidade que integra a Associação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar e Artesanato Quilombo Lagoa dos Anjos. Cada equipamento tem capacidade de processar 250 quilos de mandioca por dia, o equivalente a oito sacas de farinha de 50 quilos.

O Projeto Casa de Farinha Móvel/Mulher Produtiva tem como objetivo contribuir para a autonomia econômica e social de mulheres rurais a partir de apoio a empreendimento e por meio de experiência participativas voltadas para a organização da produção e comercialização, a partir de uma perspectiva da economia solidária.

Além da entrega do equipamento, a SPM-BA realizou oficinas de qualificação e formação para administração organizacional e administrativa, com orientações sobre gestão associativa, econômica e financeira, economia popular e solidária, políticas públicas para mulheres rurais e de enfrentamento à violência contra as mulheres.  A capacitação inclui ainda formação para manuseio da Casa de Farinha, abordando boas práticas e diversificação da produção, de comercialização, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de geração de renda.

Na etapa de formação estão incluídos temas como a autonomia econômica e social das mulheres, economia popular e solidária, gestão econômica, financeira, administrativa e de pessoal; impostos, taxas e contribuição de melhoria; políticas públicas para as mulheres rurais; elaboração e gestão de projetos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e Políticas de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres.

Histórico

A Associação de Lideranças Quilombolas da Comunidade Lagoa dos Patos e Região, fundada em 17 de junho de 2018 foi certificada como remanescente de quilombo pela Fundação Palmares, desde 2006. A comunidade tem aproximadamente 56 famílias, que na sua maioria desenvolve atividades relacionadas à agricultura familiar, principalmente a mandiocultura. O cultivo da mandioca tem uma forte ligação com o desenvolvimento histórico, social e econômico do quilombo e se constitui numa atividade econômica que tem sua matéria prima como alimento básico na dieta das pessoas da comunidade.

A Associação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar e Artesanato Quilombo Lagoa dos Anjos foi fundada, em 2008, zona rural de Candiba. Comunidade de costumes tradicionais possui grupo de dança, artesanato e práticas de capoeira. A maioria das famílias é de baixa renda e beneficiária de programas sociais do governo federal.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.