• Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia sem fome
  • selo
  • oxe
  • giga não a violência

Notícias

04/01/2022 11:30

Plataforma vai informar áreas de risco de violência contra mulher no país

Ferramenta fará o mapeamento de pontos vulneráveis para a violência contra a mulher

Situações de violência contra a mulher, mapeadas a partir de geolocalização, poderão ser relatadas à plataforma Mulheres Positivas a partir do início deste ano para o encaminhamento à investigação das autoridades.

De acordo com Fabi Saad, que fundou a plataforma em 2010, será possível utilizar a ferramenta, hoje disponível nos formatos de aplicativo para celular e desktop, para realizar denúncias de violência por meio de uma espécie de “botão do pânico”.

“Quando a mulher fizer a denúncia, saberemos onde ela está graças a mecanismos de geolocalização e encaminharemos esse chamado diretamente para o programa SOS Mulher, do Governo do Estado de São Paulo [em casos de violência doméstica], ou mesmo para a polícia [outros casos de violência de gênero]”, explica à executiva.

Outra novidade será o mapeamento de pontos vulneráveis para a violência contra a mulher, de quaisquer cidades de onde seja feito o acesso, a fim de que as chamadas “zonas de perigo” sejam sinalizadas – independentemente de regiões ou áreas socioeconômicas.

Esse tipo de ação, uma espécie de “Waze da violência contra mulher”, já vem sendo implementado em aplicativos análogos na Europa, em países como Itália, França e Reino Unido.

Fonte: VEJA

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.